Coleção USP de Música (Livros com CD's)

A música enquanto arte não apenas nos dá prazer, mas pode se configurar também como caminho para o conhecimento. Desde os tempos homéricos os aedos (músicos e poetas) já eram, segundo Luis Krausz, "provedores de prazer e de sabedoria". Aquela antiga tradição arcaica se consolida no período clássico grego. Segundo Aristóteles "é preciso fazer uso de todas as harmonias, mas não de todas do mesmo modo. Os vários tipos de música nos proporcionam prazer, incitando à ação e inspirando à comoção, e ainda nos fazem pensar enquanto aprendizado". Seguindo estes ensinamentos, o NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música) do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), atrelado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, apresenta a Coleção USP de Música, um novo projeto editorial de livros ilustrados com CDs. A Coleção USP de Música é concebida para ser lida e ouvida, integrando aspectos da interpretação/execução (performance) em música com a pesquisa histórica, envolvendo não só processos inventivos da composição e do arranjo musical, mas também contemplando questionamentos crítico-filosóficos – estes sempre imprescindíveis em toda boa ciência. E na musicologia (pesquisa ou toda possibilidade de ciência em música) não pode ser diferente.


1) MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ANTIGA (Volumes I e II)

Contém quatro capítulos com quatro pesquisas distintas - primeiro capítulo: Anexo Musical da Viagem no Brasil de Martius & Spix – a contribuição agora revelada do músico Theodor Lachner em seu processo editorial – concentrando-se na atuação de Theodor Lachner, mas a pesquisa ainda demanda uma série de cruzamentos literários, envolvendo outras figuras históricas em torno de Martius como Goethe, Manuel de Araújo Portoalegre, Gonçalves Dias e os editores irmão Laëmmert (pesquisa de Dorothea Hofmann & Rubens Russomanno Ricciardi); segundo capítulo: Lundum de compositor anônimo brasileiro; terceiro capítulo: Pensamento Sentimental de José Maria Xavier; e quarto capítulo: Valsa-Choro de Edmundo Russomanno, cuja fonte primária está depositada no Centro de Memória das Artes (estes três últimas pesquisas de Rubens Russomanno Ricciardi).
Todas as partituras estão sendo editadas pelo Serviço de Edição e Difusão de Partituras (SEDP) do NAP-CIPEM.
Gravação em CD anexo ao livro dos arranjos originais de Theodor Lachner e novas versões por José Gustavo Julião de Camargo e Rubens R. Ricciardi. Intérpretes: Yuka de Almeida Prado (soprano), Gustavo Silveira Costa (violão e viola caipira) e Rubens Ricciardi (piano), todos professores; José Gustavo Julião de Camargo (viola caipira), funcionário; Igor Picchi de Toledo (clarineta), Walison Lenon (percussão), Gilberto Ceranto Júnior, Ivan Benedito Rodrigues (violinos), Miguel Stamato (viola) e Walisson Higor Cruz (violoncelo) – todos alunos de graduação bolsistas da USP-Filarmônica; e Lincoln Reuel Mendes (contrabaixo, ex-aluno, atualmente em parceria acadêmica com o Projeto ALMA) – Projeto do Prof. Dr. Rubens R. Ricciardi.
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3) ALMEIDA PRADO- INTEGRAL DOS NOTURNOS PARA PIANO

Origem da pesquisa no Departamento de Música da FFCLRP-USP: Iniciação Científica do aluno de bacharelado Alexandre Delsin e a dissertação de mestrado do aluno Thiago de Freitas (ex-aluno de graduação da USP de Ribeirão Preto) junto à ECA-USP: A Edição Crítica e Revisada dos Noturnos para Piano de Almeida Prado (2011). Freitas realizou trabalho de correção dos manuscritos originais sob a supervisão direta de Almeida Prado. Este foi um dos últimos trabalhos de revisão do compositor. Tendo em vista a complementação do trabalho de pesquisa, foi feita a gravação da integral dos Noturnos por Fernando Corvisier, pois até o momento não havia registro sonoro da integral dessas obras. Por meio do NAP-CIPEM foi possível a realização deste projeto, importante contribuição para o acervo da música brasileira contemporânea. O livro-CD está dividido em três capítulos: A obra pianística de Almeida Prado no contexto da sua trajetória, Origens do Noturno para Piano e Os 14 Noturnos para piano de Almeida Prado.
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4) OS LUGARES E AS CORES DO TEMPO - MÚSICA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO

O texto está dividido em duas partes: a primeira, denominada As peripécias do idealismo, fala das possibilidades que o idealismo oferece para o aproveitamento de toda e qualquer abstração capaz de inspirar uma ideia ou um objeto sonoro dignos de serem trabalhados em uma composição musical.
A segunda parte é um ensaio, denominado O lugar social do compositor, que propõe uma discussão a respeito de questões que vêm surgindo com a musicologia crítica que tenta aproximar, num único discurso, o texto e o contexto das práticas em que se inserem a invenção musical. Neste ensaio são abordados conceitos como ideologia do cânone; ideologia do gênio (dom); a "grande divisão" entre modernismo e a cultura de massa; o progressismo, as práticas amadoras e a ideologia do esnobismo. Desse modo, este livro CD traz uma contribuição para as aplicações das hipóteses idealista e materialista na práxis, na poética e na teoria musicais. CD com composições próprias para piano – Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro.



5) OBRAS PARA PIANO 1998-2008

A pesquisa deste livro-CD contempla análises dos processos composicionais e das ideias musicais que resultaram nas composições apresentadas no CD no período de 1998 a 2008. As obras, com forte influência visual, são analisadas observando as formas de relacionamento entre Música, Artes Plásticas e Fotografia, utilizando como ferramenta analítica uma adaptação dos conceitos de Intermidialidade e Multimídia que dizem respeito às relações entre diferentes expressões artísticas, assim como às relações de comentários com obras musicais de diferentes períodos musicais. Ressaltamos ainda a intrínseca relação da invenção, pesquisa e performance, uma vez que todas as obras analisadas foram resultado de encomendas para diversos projetos e concertos.



6) SEIS SOLOS DE JOHANN SEBASTIAN BACH AO VIOLÃO: PARTITAS BWV 1002, 1004 E 1006

O material textual apresentado neste livro-CD é um desenvolvimento da tese de doutorado, que sustenta que os Sei solo de Bach deveriam ser adaptados para o violão seguindo procedimentos análogos aos que o próprio compositor e seus contemporâneos aplicaram em suas transcrições para alaúde e teclado feitas a partir de obras para violino e violoncelo: as adaptações incluem adições de linhas de baixo, de preenchimentos harmônicos, modificações nas articulações e maior aplicação de ornamentos.
Esta pesquisa é essencial para o repertório didático do violão, favorecendo alunos de Bacharelado e Instrumento – Professor responsável: Prof. Dr. Gustavo Silveira Costa.



7) A MÚSICA PARA TROMPETE E PERCUSSÃO