USP-Filarmônica realiza concerto no Teatro Municipal de São Carlos. (Foto: Tiago Araujo)
USP-Filarmônica realiza concerto no Teatro Municipal de São Carlos. (Foto: Tiago Araujo)
USP-Filarmônica realiza concerto no Teatro Municipal de São Carlos. (Foto: Tiago Araujo)

USP-Filarmônica

Orquestra da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo


Quem somos

Orquestra de alunos de graduação músicos bolsistas das pró-reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP sediada no Departamento de Música da FFCLRP-USP.

O que somos

Uma orquestra acadêmica que promove interfaces confluentes de ensino, pesquisa e extensão universitária em música sinfônica pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP.

O que fazemos

Realizamos a fusão de horizontes entre a composição contemporânea do século XXI (Poíesis), a pesquisa musicológica (Theoria) e interpretação/execução (Práxis) em música.


Últimas apresentações

USP-Filarmônica no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora das Dores em Avaré (Foto: Tiago Araujo)
USP-Filarmônica no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto (Foto: Tiago Araujo)
USP-Filarmônica na Capela do Colégio Marista em Ribeirão Preto (Foto: Tiago Araujo)

"A criação do Departamento de Música e da USP-Filarmônica representa um grande avanço em Ribeirão Preto. Já conheci vários músicos formados aqui. Isso é fantástico! Antigamente era impossível. As pessoas tinham que sair de Ribeirão Preto para estudar."

Roberto Minczuk

Rubens Russomanno Ricciardi - Diretor Artístico

(Foto: Tiago Araujo)

A USP-FILARMÔNICA funciona como orquestra acadêmica integrada de ensino, pesquisa e extensão universitária sediada no DM-FFCLRP-USP, cujas atividades se iniciaram em 2011. Seu concerto de estreia ocorreu a 23 de maio de 2011, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, e, desde então, foram já 43 programas de concertos sinfônicos e récitas de ópera nas cidades de Ribeirão Preto, São Carlos, Franca, Jaboticabal, Barrinha, Ourinhos, Avaré e Santos.

A USP-Filarmônica vem contando até aqui com 30 bolsas concedidas pela Reitoria de USP (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária & Pró-Reitoria de Graduação), articulando suas atividades de acordo com os projetos de pesquisa do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música), bem como atendendo a agenda do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”.