Rubens Russomanno Ricciardi

Maestro Titular

Professor titular do Departamento de Música da FFCLRP-USP (professor da USP desde fevereiro de 1999), atua como compositor, maestro, pianista e musicólogo. Formação acadêmica: aluno de Olivier Toni (desde 1979). Graduado (Licenciatura) em Música pela ECA-USP de São Paulo (1982-1985) - aluno de Gilberto Mendes e Stephen Hartke (composição). Especialização em Musicologia pela Universidade Humboldt de Berlim (1987-1991), sob orientação de Günter Mayer. Títulos acadêmicos: Mestrado em Estética Musical sobre Hanns Eisler (1995), Doutorado em Musicologia Histórica sobre Manuel Dias de Oliveira (2000), Livre-docência em Composição e Linguagem Musical (2003) e Professor Titular em Práticas Interpretativas (Regência e Piano) (2006) pela ECA-USP. Áreas de atuação em música: Composição (poíesis), Musicologia (theoria) e Interpretação/Performance em regência e piano (práxis). Linhas de Pesquisa: 1) Filosofia da Música e 2) Música Brasileira: história, interpretação-performance, processos composicionais e editoriais.

Atualmente é professor de Contraponto, Harmonia, Estética e História da Arte e Interpretação/Performance (orquestra) pela FFCLRP-USP. Fundador e diretor artístico do Ensemble Mentemanuque voltado à música contemporânea (desde 1993), da USP-Filarmônica (desde 2011, com 30 bolsas de alunos de graduação pelas pró-reitorias da USP de Cultura e Graduação) e do Coral da USP-Filarmônica (desde 2014). Diretor artístico do Festival Música Nova “Gilberto Mendes”; (anual, desde 2012). Coordenador científico do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance (NAP-CIPEM) (desde 2012) pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Professor responsável pelo Centro de Memória Musical da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP (desde 2012). Líder do Grupo de Pesquisa pelo CNPq Poíesis, Práxis e Theoria em Música (desde 2014). É curador da Temporada de Música de Câmara (uma tríplice parceria USP/Pró-Música/Theatro Pedro II de Ribeirão Preto) e dos Concertos USP (parcerias da FFCLRP-USP com a FDRP-USP e com o IFSC-USP).

José Gustavo Julião de Camargo

Maestro Assistente

Natural de Vista Alegre do Alto, o compositor e maestro paulista José Gustavo Julião de Camargo (*1961) iniciou seus estudos musicais em 1978, em Ribeirão Preto, com Mario Nacarato e Cristina Emboaba. Como instrumentista (clarineta e clarone) atuou na Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Jovem de Campinas e no grupo Pipoca Moderna (de 1983 a 1986). Formou-se (1986) em composição e regência pela UNICAMP, onde foi aluno, entre outros, de composição, de Almeida Prado, Damiano Cozzella e Raul do Valle, e de regência, de Benito Juarez, Moacir del Picchia e Henrique Gregori. Como diretor musical e arranjador do coro cênico “Bossa Nossa” (de 1991 a 2008) desenvolveu intensa atividade no Brasil e no exterior (Itália e Grécia), com espetáculos como Conversa de botequim (1995); bossa@usp.br (1997), 500 e tantas histórias... (2000, 2001, 2002 e 2004) e O boi caipira (2006). Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música e conservatórios na Itália (Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso).

É compositor de obras para teatro, vocal e instrumental, coral e sinfônico. Destacam-se ainda a cantata Ode a Zumbi, comandante guerreiro, para coro e orquestra; a ópera Café – em três atos, para coro e orquestra, esta última com libreto de Mário de Andrade; e, estreado recentemente, o Concerto para viola caipira e orquestra. Desde 1988, é orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto. Atua ainda como colaborador no Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente da USP-Filarmônica e maestro titular da Banda Mogiana.