Ensino

Bases da Terapia Cognitivo-Comportamental

O ensino das bases da Terapia Cognitivo-Comportamental tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem, bem como compreender a visão de homem e de mundo que embasa o fazer clínico desta perspectiva teórica. Ela tem o propósito de especifico de mapear o campo da abordagem Cognitivo-Comportamental; oferecer embasamento teórico e técnico da Terapia Cognitivo-Comportamental e capacitar o aluno para realização de conceitualização de caso, planejamento e intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental para pacientes com diferentes demandas clínicas. Esta disciplina é pré-requisito para todos os estágios no LaPICC-USP.

Distúrbios Emocionais, Cognitivos e Comportamentais na Infância e na Adolescência

O ensino de distúrbios na infância e na adolescência tem por objetivos caracterizar e discutir, partindo de uma visão de desenvolvimento ao longo da vida, os diferentes problemas comportamentais, cognitivos e emocionais que podem ocorrer como fruto da interação de variáveis do indivíduo e do ambiente. Como objetivo específico a disciplina visa discutir a relação entre a psicopatologia da infância e da adolescência a partir de uma perspectiva do desenvolvimento social, psicológico, biológico e relacional; ponderar as influências genéticas, ambientais e individuais no desenvolvimento de distúrbios na infância e na adolescência; caracterizar os transtornos diagnosticados pela primeira vez na infância; instrumentalizar o acadêmico na realização de avaliações diagnósticas e na proposta de intervenções eficazes dos distúrbios da infância e da adolescência; e identificar ações de intervenção e prevenção de distúrbios na infância e na adolescência.

Psicologia da Personalidade II

A disciplina tem como objetivo criar condições que favoreça ao estudante uma reflexão crítica sobre diferentes modelos de teorias da personalidade e seus métodos característicos de pesquisa, em continuidade com a disciplina Psicologia da Personalidade I. Sua responsabilidade é dividida entre as Profas Dra Regina Caldana e Dra Carmem Beatriz Neufeld. Na parte que se encontra sob ligada ao LaPICC-USP, a disciplina busca fornecer ao aluno condições que permitam a compreensão dos principais elementos advindos da abordagem Cognitivo-Comportamental para o estudo da personalidade; instrumentalizar o aluno para compreensão e análise dos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais da personalidade na visão de Bandura, Beck e Young.