Resumo
Carmem Beatriz Neufeld é Professor Doutor 2 do Departamento de Psicologia e integra o Programa
de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Ribeirão Preto - FFCLRP da Universidade de São Paulo – USP. É também coordenadora do
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental – LaPICC-USP da mesma universidade.
É Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO) - Gestão 2015-2018.
Foi presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - Gestão 2011/2013,
reeleita para a Gestão 2013-2015. É Bolsista Produtividade do CNPq nível 2 desde 2013 e tem mais de 20 artigos
e mais de 30 capítulos de livros publicados. É Pós-Doutora em Psicologia (subárea: Terapia Cognitivo-Comportamental),
pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Biografia
Formação
Carmem Beatriz Neufeld possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha, Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Atuação
A Profa Carmem Beatriz tem mais de 10 anos de experiência como pesquisadora e docente na área de
Psicologia, com ênfase em Formação Profissional em Psicologia e em Prevenção e Tratamento Psicológico,
atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Cognitiva, Tratamento e Intervenção, Psicologia
Cognitiva, Psicologia Experimental, Processos Cognitivos, Memória e Emoção e Psicopatologia Clínica.
É membro do corpo editorial e revisora de diversos periódicos científicos, como a Revista Brasileira
de Terapias Cognitivas, Temas em Psicologia e Psicologia: Teoria e Pesquisa e coordenadora do GT da
ANPEPP Pesquisa básica e aplicada na perspectiva cognitivo-comportamental.
É coordenadora do ‘Health Behavior in School Aged Children (HBSC) linked project in Brazil’ e colaboradora
no projeto de pesquisa ‘Avaliação e prevenção da ansiedade social na Espanha e distintos países ibero-americanos:
um estudo transcultural’, coordenado pelo Prof. Dr. Vicente Caballo. Tem também colaborações com a Universidade de Lisboa
e a Universidade de Buenos Aires.
Além disso, possui vasta experiência em clínica cognitivo-comportamental, área em que atua desde 1999.
Atuou como Docente e Supervisora Clínica em Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento na área de
Terapia Cognitiva. Foi coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Assis Gurgacz (Cascavel-PR)
onde implantou o curso e levou-o ao Reconhecimento com excelente avaliação em todos os quesitos
(de 2002 a 2008). Desde 2006 atua como avaliadora Institucional e de Cursos de graduação em
Psicologia pelo INEP-MEC.
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707343D0
Livros
A onda da raiva.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016.
REIS, Aline Henrique, NEUFELD, Carmem Beatriz; & Caminha, Marina Gusmão
Trabalhando as emoções com Joana, a Lontra.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; FERREIRA, Isabela Maria Freitas ; MALTONI, J. .
Entrando em sintonia com Fabi, a sagui.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; FERREIRA, Isabela Maria Freitas ; MALTONI, J. .
Lidando com problemas e escolhas com Luca, o tamanduá.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; FERREIRA, Isabela Maria Freitas ; MALTONI, J. .
Aprendendo a se posicionar com Pedro, o coelho.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; MALTONI, J. ; FERREIRA, Isabela Maria Freitas .
Explorando os pensamentos com Tati, a Jaguatirica.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; FERREIRA, Isabela Maria Freitas .
A arte de conviver com Gustavo, o cão.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; MALTONI, J. ; FERREIRA, Isabela Maria Freitas .
Errar faz parte, perdoar faz bem: Ensinando crianças a desenvolver compaixão.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
REIS, Aline Henrique ; NEUFELD, Carmem Beatriz .
Seus amigos invisíveis: Atividade física e bem-estar psicológico.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; BIAGGI, Davi Gustavo Teixeira .
A princesa imperfeita: Autoestima e Imagem Corporal.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 32p .
MOREIRA, Gabriela Salim Xavier ; ALMEIDA, Sebastião de Sousa ; NEUFELD, Carmem Beatriz .
O vovô não vai voltar? Trabalhando o luto com crianças.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2015. v. 1. 32p .
NEUFELD, Carmem Beatriz; REIS, Aline Henrique .
Baralho de histórias: Instrumento para conceitualização e intervenção cognitiva.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. v. 1. 48p .
RODRIGUES, M. ; NEUFELD, Carmem Beatriz .
Terapias cognitivo-comportamentais com idosos.
1. ed. Novo Hamburgo: Sinopsys, 2016. 448p .
FREITAS, Eduarda (Org.) ; BARBOSA, A. J. G. (Org.) ; NEUFELD, Carmem Beatriz (Org.) .
Em 2015 publicou o livro ‘Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo para Crianças e Adolescentes’.
Confira abaixo o depoimento da Profa. Ms. Débora Fava sobre o livro da Dra. Carmem Beatriz Neufeld!
“Trabalhar com o público infantil e adolescente é uma tarefa extremamente delicada, pois consiste em, além de conhecimento, criatividade e agilidade para lidar com as reações e situações que surpreendem os profissionais. O trabalho em grupo multiplica essa característica, sem dúvida. No livro Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo para Crianças e Adolescentes, Carmem Beatriz Neufeld conseguiu organizar e unir teoria e prática de maneira tão envolvente que fica impossível um simples folhear de páginas. Cada um dos 15 capítulos prende o leitor de uma forma que o motiva para trabalhar com TCCG na infância e adolescência, principalmente por sua característica prática. Cada colaborador do livro contribuiu com seu conhecimento e principalmente, engrandeceu a obra ilustrando com fotos, tabelas e exemplos, tornando esse livro uma verdadeira obra de arte. Além disso, as “dicas” que estão ao longo de todo a obra, ajudam o leitor a construir o grupo e lidar com as dificuldades inerentes dessa prática. A divisão do livro em partes I, II e III, possibilitou uma clara organização em que se pode, inicialmente, saber sobre as bases teóricas, práticas e uma revisão sobre as abordagens e programas voltadas para esse público no contexto da TCCG. Na sequência, o livro é enriquecido com a aplicação da TCCG em cada transtorno específico, podendo contribuir para que mais profissionais possam se especializar no atendimento a grupos em suas clínicas direcionadas a populações específicas. E, por fim, os tópicos especiais constituem-se de temas prevalentes na atualidade e promovem ao leitor uma nova forma de abordar essas questões de tamanha relevância nos dia de hoje, principalmente em escolas. A organização da obra certamente foi realizada com muita dedicação e carinho, desde a escolha do tema, dos autores e da forma como é distribuída toda informação. Sem dúvida, o livro de Neufeld é um marco literário para o psicólogo cognitivo-comportamental da infância e adolescência.”
Débora Fava é Mestre em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professora de Pós-Graduação, em nível de Especialização em Avaliação Diagnóstica e Terapia Cognitiva. É especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (IWP) e Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia) e tem formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College (EUA). Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular, assessoria a escolas infantis onde desenvolve treinamento e capacitação de professores sobre desenvolvimento socioemocional e manejo de comportamento disfuncional em sala de aula. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Clínica da Infância. Terapeuta Cognitiva Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Em 2014, no aniversário de 5 anos do LaPICC-USP, publicou um livro com relatos de intervenções e pesquisas realizadas no Laboratório ao longo dos seus anos de existência.
"Vale conferir! Recomendo fortemente a gostosa leitura do Livro “Intervenções e Pesquisas em Terapia Cognitivo-Comportamental com Indivíduos e Grupos”
de Carmem Beatriz Neufeld e colaboradores. Claro, objetivo e extremamente rico, o livro é uma combinação de experiências clínicas e de pesquisa absolutamente
dinâmicas e cuja promoção de saúde a partir de um viés cognitivo-comportamental é o objetivo que perpassa cada intervenção descrita e proposta.
Parabeniza-se Dra. Carmem e os membros do LAPICC-USP por não terem deixado suas experiências de pesquisa e intervenção, dilemas,
erros e acertos guardados em seus gabinetes, ou em dissertações e teses não publicadas... Parabeniza-se, também, estes profissionais pela difícil
tarefa de colocar o cotidiano da pesquisa e da intervenção e, principalmente, a singularidade dos casos atendidos - os personagens aos quais
Dra. Carmem se refere e agradece com carinho – em palavras.
Quem conhece a Dra. Carmem Beatriz Neufeld sabe que além de toda sua enorme energia e capacidade de produção, compartilhar conhecimentos é também um lema de sua vida.
Fiquei fascinada pelos capítulos referente à formação de terapeutas, supervisores e pesquisadores, porque além de me identificar pude realmente refletir sobre meu trabalho e experiências.
Da mesma forma, a leitura dos capítulos sobre intervenções grupais em diferentes contextos e demandas e as experiências interdisciplinares além de propiciarem-me enorme aprendizado,
motiva-me ao trabalho e ao aprimoramento das minhas ações. Por fim, os estudos de caso descritos, permitem um mergulho em particularidades e singularidades destes personagens e a
reflexão sobre a tão importante dinâmica de cognições, emoções e comportamentos. De fato, é imperdível, é um livro informativo, reflexivo e além de tudo,
repito-me, gostoso de ler. E, assim como tudo que Carmem Beatriz Neufeld faz, é impecável."
Profa. Dra. Carolina Saraiva de Macedo Lisboa, é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Graduação em Psicologia da PUCRS, Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Relações Interpessoais e Violência: Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais - RIVI", Editora Associada da Revista PSICO, e Coordenadora do Curso de Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental à Distância da PUCRS.
Em 2012 publicou o primeiro livro com relatos de casos atendidos no Laboratório que coordena na Universidade de São Paulo e em outros importantes centros de formação em TCC.
Confira abaixo o depoimento do Prof. Dr. Ricardo Padovani sobre o primeiro livro da Dra. Carmem Beatriz Neufeld!
"Gostaria de convidar a todos a lerem “Protagonistas em Terapias Cognitivo-Comportamentais: Histórias de Vida e de Psicoterapia” de Carmem Beatriz Neufeld e colaboradores. Trata-se de um livro essencial para formação continuada de graduandos e profissionais que se identificam com a abordagem cognitivo-comportamental. O leitor terá a oportunidade de entrar em contato com uma grande variedade de casos clínicos desafiadores apresentados por renomados pesquisadores e terapeutas cognitivo-comportamentais. Outra singularidade, que faz a leitura envolvente, é a forma como os estudos de casos são estruturados e descritos. Este livro certamente constituiu importante avanço na área das terapias cognitivo-comportamentais brasileira."
Prof. Dr. Ricardo da Costa Padovani é Professor do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.
Artigos
FREITAS, Eduarda ; BARBOSA, A. J. G. ; NEUFELD, Carmem Beatriz . Forças do caráter de idosos: Uma revisão sistemática de pesquisas empíricas. Psicologia em Pesquisa (UFJF), v. 10, p. 1, 2016.
REIS, MARTA ; RAMIRO, LÚCIA ; TOMÉ, GINA ; FISCHER, RAPHAEL ; BEATRIZ NEUFELD, CARMEN ; GASPAR DE MATOS, MARGARIDA . THE GENDER IDENTY AND THE INFLUENCE OF ATTITUDES TOWARDS HOMOSEXUALITY/ HOMOPARENTHOOD AMONG LUSO-BRAZILIAN. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 17, p. 311-325, 2016.
NEUFELD, Carmem Beatriz; PAZ, SILVIANE ; GUEDES, ROSE ; PAVAN-CÂNDIDO, CAROLINE DA CRUZ . Brazilian Congress of Cognitive Therapies: a history in 10 editions. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas (Impresso), v. 11, p. 08, 2015.
Caballo, V. E.; Arias, B.; Salazar, I. C.; Irurtia, M. J.; Hofmann, S. G.; CISO-A Research Team. Psychometric properties of an innovative self-report measure: The Social Anxiety Questionnaire for adults. Psychological Assessment. v. 27, p. 997-1012, 2015.
Caballo, V. E.; Arias, B.; Salazar, I. C. ; Irurtia, M. J.; Hofmann, S. G. Psychometric properties of an innovative self-report measure: The Social Anxiety Questionnaire for adults. Psychological Assessment, v. 27, p. 997-1012, 2015.
Reis, A. H.; Schwab, J. A. Neufeld, C. B. Relato de experiência de Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo com pacientes amputados. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 16, p. 148-164, 2014.
Caballo, V. E.; Salazar, I. C.; Irurtia, M. J.; Arias, B.; Hofmann, S. G. Differences in social anxiety between men and women across 18 countries. Personality and Individual Differences, v. 64, p. 35-40, 2014.
Reis, A. H.; Daolio, C. C.; Neufeld, C. B.. Maternal Educational Practices: Difficulties in Early and Middle Childhood. Journal of Psychology and Psychotherapy Research, v. 1, p. 12-21, 2014.
Neufeld, C. B.; Brust-Renck, P. G.; Passareli-Carrazzoni, P.; Raycik, L. O impacto das crenças metacognitivas na memória de adultos jovens e idosos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 16, p. 50-61, 2014.
Santos, W. M.; Lopes, R. F. F.; Neufeld, C.B. Relação terapêutica e terapia narrativa: entrevista com Miguel Gonçalves. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas. v. 9, p. 61-69, 2013.
Neufeld, C. B.; Brust, P. G.; Rocha, A. F.; Sossella, M.; Rosa, F. H Falsas memórias e diferenças individuais: um estudo sobre fatores de personalidade e qualidade da memória. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 26, p. 319-326, 2013.
Neufeld, C. B.; Brust-Renck, P. G.; Leite, L. S.; Palma, P. C. O efeito do alerta emocional na qualidade da memória. Estudos de Psicologia (PUCCAMP), v. 30, p. 337-344, 2013.
Santos, W. M.; Lopes, R. F. F.; Neufeld, C. B. Therapeutic Relationship and Narrative Therapy: interview with Miguel Gonçalves. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 9, p. 61-69, 2013.
Neufeld, C. B.; Moreira, C. A. M.; Xavier, G. S. Terapia cognitivo-comportamental em grupos de emagrecimento: o relato de uma experiência. Psico (PUCRS), v. 43, p. 93-100, 2012.
Caballo, V. E.; Salazar, I.; Irurtia, M. J.; Arias, B.; Hofmann, S. G.; CISO-A Research Team; Neufeld, C. B. The Multidimensional Nature and Multicultural Validity of a New Measure of Social Anxiety: the Social Anxiety Questionnaire for Adults. Behavior Therapy, v. 43, p. 313-328, 2012.
Lopes, R. F. F.; Castro, F. S.; Neufeld, C. B. A terapia cognitiva e o mindfulness: entrevista com Donna Sudak. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 8, p. 10, 2012.
Zugman, S.; Neufeld, C. B. Cognitive conceptualization of a Freud's case of paranoia. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 8, p. 47-54, 2012.
Neufeld, C. B.; Brust, P. G.; Silva, M. T. G. Investigação da memória em crianças em idades escolar e pré-escolar. Psicologia em Estudo, v. 16, p. 123-130, 2011.
Neufeld, C. B.; Brust, P. G.; Stein, L. M. Bases epistemológicas da psicologia cognitiva experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB), v. 27, p. 103-112, 2011.
Palma, P. C.; Neufeld, C. B. Cognitive-behavioral intervention in socio-educational group: An experience report. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 7, p. 55-61, 2011.
Neufeld, C. B.; Mendes, A. I. F.; Pavan, C. C.; Gorayeb, R. P. Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC): Ensino-pesquisa-extensão no dia a dia da formação de psicólogos. Revista Brasileira de Psicoterapia, v. 13, p. 50-62, 2011.
Neufeld, C. B.; Xavier, G. S.; Stockmann, J. D. Teaching cognitive-behavioral therapy in undergraduate courses in psychology: a survey in the states of Parana and Sao Paulo. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 6, p. 42-61, 2010.
Neufeld, C. B.; Cavenage, C. C. Cognitive case conceptualization: systematization's proposal from clinical practice and cognitive-behavioral therapists training. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 6, p. 3-35, 2010.
Neufeld, C. B.; Brust, P. G.; Stein, L. M. Adaptação de um método de investigação do impacto da emoção na memória. Psico-USF, v. 13, p. 21-29, 2008.
Neufeld, C. B.; Brust, P. G.; Stein, L. M. O efeito da sugestão de falsa informação para eventos emocionais: quão suscetíveis são nossas memórias? Psicologia em Estudo, v. 13, p. 539-547, 2008.
Neufeld, C. B.; Stein, L. M. A compreensão da memória segundo diferentes perspectivas teóricas. Estudos de Psicologia, PUC-Campinas, v. 18, n.2, p. 50-63, 2001.
Stein, L. M.; Neufeld, C. B. Falsas memórias: Porque lembramos de coisas que não aconteceram?. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR, Umuarama - PR, v. 5, n.2, p. 179-185, 2001.
Neufeld, C. B.; Stein, L. M. As bases da Psicologia Cognitiva. Revista da Saúde (URCAMP), Bagé, v. 3, n.2, p. 76-87, 1999.
Eventos
Desde 2010, vem organizando bienalmente a Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais - JoTCC,
evento científico do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental.
Além deste, participou da organização de mais de 20 eventos científicos, dentre eles:
- o Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas, da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas,
do qual foi coordenadora da comissão científica em 2011 e organizadora entre 2012 e 2015.
- a 44a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, da qual foi membro da comissão
organizadora local em 2014.
Contato
A Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld pode ser contatada no Laboratório de Pesquisa e
Intervenção Cognitivo-Comportamental que fica localizado na Faculdade de Filosofia
Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
Av. Bandeirantes, 3.900 - Ribeirão Preto/SP
Fone: +55 (16) 3315-0197| Fax: +55 (16) 3315-4835
E-mail: cbneufeld@usp.br