Projetos

Investigação das aproximações e divergências entre as Terapias Cognitivo-Comportamentais e Analítico-Comportamental

O presente projeto teve início com uma proposta de pesquisa em nível de doutorado (Pavan-Cândido & Neufeld, 2014), que foi originada a partir dos trabalhos realizados no Estágio em Terapia Analítico-Comportamental para Adultos, oferecido pelo laboratório.
A literatura da área aponta que estas perspectivas teóricas compartilham precursores, técnicas de intervenção, publicações, eventos científicos, entre outros, e que esta história compartilhada produz confusões diversas entre as duas abordagens. A fim de reduzir tais confusões e favorecer a aplicação apropriada dos métodos e técnicas de cada uma das terapias, o presente estudo propõe como objetivos analisar as aproximações e divergências filosóficas, teóricas e metodológicas entre a Terapia Analítico-Comportamental e as Terapias Cognitivo-Comportamentais por meio de vasta análise da literatura da área e da análise de sessões de terapia das abordagens em questão. Para análise das sessões será utilizado o Sistema Multidimensional de Categorização de Comportamentos na Interação Terapêutica (Zamignani, 2007), que permite categorizar os comportamentos do terapeuta e do cliente em sessões de terapia. Inicialmente serão realizadas análises de sessões de terapia individual de adultos, mas pretende-se, no futuro, ampliar essas análises para outras modalidades terapêuticas e com outras populações.

Programa de intervenção cognitivo-comportamental em grupo de reeducação alimentar

A obesidade tem sido considerada um dos maiores problemas de saúde, se transformando atualmente em uma epidemia mundial, devido ao aumento de sua prevalência nos últimos 20 anos em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. A existência de fatores ambientais, sociais e psicológicos que interagem entre si para a origem e estabelecimento da obesidade exige a presença de um trabalho multidisciplinar que abarque todos os aspectos deste problema. Crenças disfuncionais contribuem para a etiologia e manutenção da obesidade ao desencadear pensamentos distorcidos acerca do peso, do valor pessoal e da alimentação. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) vem se mostrando eficaz para o tratamento de desordens psiquiátricas e disfunções cognitivas e comportamentais ao trabalhar pensamentos e crenças disfuncionais. O presente trabalho tem como objetivo propor um programa de intervenção, voltado para a reestruturação cognitiva dos participantes e baseado na TCC. O estudo será divido em duas fases com procedimentos similares, sendo a primeira etapa a elaboração e primeira aplicação do programa de intervenção e a fase 2 a avaliação, correção e replicação do programa. Participarão do estudo indivíduos voluntariamente inscritos e selecionados pelo Programa de Reeducação Alimentar da Universidade de São Paulo (PRAUSP). Os instrumentos serão compostos de uma entrevista semi-estruturada e questionários clínicos de auto-avaliação com o objetivo de avaliar parâmetros relativos a variáveis consideradas relevantes, tais como: ansiedade, depressão desesperança, compulsão alimentar e percepção da auto-imagem corporal. O programa será composto por duas sessões de testagem, pré e pós-teste, dez sessões terapêuticas focadas na conceitualização e reestruturação cognitiva. O projeto ocorre desde 2009.

Programa de prevenção de saúde em crianças e adolescentes na abordagem cognitivo-comportamental

Com o desenvolvimento as crianças e os adolescentes tomam consciência de seus sentimentos e dos sentimentos dos outros, podendo tornar-se assim mais empáticas e pró-sociais. As crianças e os adolescentes com comportamentos pró-sociais têm maior probabilidade de agir adequadamente em situações sociais, ter menos emoções negativas e serem mais assertivas na resolução de problemas. Para lidar com estes desafios, é necessário que, cada vez mais as crianças possuam um repertório de habilidades sociais mais assertivas. O presente estudo visa propor um programa de intervenção em promoção de saúde psicológica na infância e adolescência à luz da Terapia Cognitivo-Comportamental. Como procedimento será realizado pré e pós-teste em todos os participantes, bem como as 12 sessões de intervenção propostas. Serão utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Stress Infantil (Lipp & Lucarelli, 1998), Sistema Multimídia de Habilidades Sociais em Crianças - Del-Prette e Del Prette (2005) entre outros instrumentos de ansiedade e depressão. As sessões de intervenção buscarão implementar habilidades tais como: manejo das emoções, habilidades sociais, manejo de estresse, treino de empatia e assertividade entre outros. Além disto, serão inseridos conhecimentos de Terapia Cognitivo-Comportamental no intuito de ensinar as crianças a interagir com suas próprias cognições. O projeto ocorre desde 2009.

Programa de orientação de pais

O treinamento de pais, no contexto clínico e da saúde, pode ser entendido como um enfoque para o tratamento dos problemas de comportamento, utilizando-se estratégias por meio das quais os pais são treinados a modificar a interação pais-filhos, com o intuito de estimular o comportamento pró-social e diminuir ou eliminar os comportamentos desadaptativos (Olivares, Méndez & Garcia, 1997). A família é o primeiro e mais importante contexto social para o desenvolvimento humano, sendo que os pais atuam como os principais mediadores entre a criança e o mundo. A criança aprende sobre o mundo pelos olhos dos pais, de suas experiências e reações (Gomide, 2004). Dessa forma, as relações familiares exercem profunda influência sobre a saúde mental das crianças (Coelho & Murta, 2007). Contudo, os pais geralmente recebem pouca preparação, além da própria experiência como pais. Muitos pais têm se mostrados confusos a respeito da forma como educar seus filhos. As modificações sociais, como a entrada da mulher no mercado de trabalho, tiveram repercussões na dinâmica familiar, tornando a criação e educação dos filhos um desafio. A maioria dos pais está se baseando em métodos de tentativas e erros de técnicas educativas, a fim de oferecer uma educação adequada para seus filhos (Broecker & Jou, 2007). Considerando a influência das práticas parentais sobre o comportamento dos filhos, a importância da participação dos pais para o sucesso terapêutico da criança e a eficiência do treinamento de pais no tratamento de problemas de comportamento em crianças, esse projeto tem como objetivo a elaboração de um programa de treinamento de pais. Para atingir os objetivos desse projeto, serão realizados dois estudos. O projeto buscará identificadar as demandas, elaborar um programa de intervenção a partir das demandas que surgirem e avaliar o treinamento, com o método pré e pós teste. A partir da análise da eficácia do treinamento proposto, serão realizadas replicações do programa em diferentes demandas. O projeto ocorre desde 2009. Em 2012 foi inserida uma nova frente de trabalho visando a adaptação do programa para fins de promoção de relações mais saudáveis entre pais e filhos sem demanda clínica aparente.

Aprimoramento de uma metodologia de investigação de memória e emoção em amostras clínicas

O presente projeto constitui-se como uma continuidade de uma série de estudos realizados pela autora com foco em memória e emoção (Neufeld, Brust & Stein, 2008a; Neufeld, Brust & Stein, 2008b). Os resultados encontrados nestes estudos apontam que, ao contrário do que gostaríamos de acreditar, podemos ter lembranças distorcidas de eventos emocionalmente intensos experienciados ao longo da vida. Nessa direção, o presente estudo visa refinar o procedimento adaptado testando-o em populações clínicas. Para tanto, buscará comparar participantes adultos portadores de Transtorno mental e participantes adultos sem esses sintomas, investigando o efeito da emoção na performance da memória, para um evento testemunhado. Para o desenvolvimento do trabalho serão utilizados como instrumentos um Material Alvo, uma Escala Subjetiva de Emoção e um Teste de Memória Auto-aplicativo. Além destes, será utilizado um aparelho de eletro condutância da pele para medir a resposta fisiológica emocional, durante a fase de apresentação do material alvo. O projeto ocorre desde 2008. Em 2013 o projeto se volta para a verificação dos efeitos da intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental sobre diferentes processos cognitivos em uma população de ansiosos sociais.