Estágios

Terapia Cognitivo-Comportamental I e II

O ensino da Terapia Cognitivo-Comportamental tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem, bem como compreender a visão de homem e de mundo que embasa o fazer clínico desta perspectiva teórica. Como objetivo especifico a disciplina busca facilitar ao aluno a definição de uma postura profissional no campo da intervenção clínica em Terapia Cognitivo-Comportamental; favorecer o treino na realização de entrevistas clínicas; prestar um serviço especializado à comunidade; possibilitar ao aluno o treino na realização de diagnósticos embasados no Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM); capacitar o aluno a estabelecer diagnóstico diferencial e elaborar propostas de intervenção diferenciadas em Terapia Cognitivo-Comportamental para diferentes demandas clínicas e oferecer a oportunidade de conceitualização de caso, planejamento e intervenção em Terapia Cognitivo-Comportamental para pacientes adultos, idosos, crianças e adolescentes.

Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos I e II

O ensino da Abordagem Cognitivo-Comportamental em Grupos tem por objetivo caracterizar e discutir aspectos teóricos e técnicos desta abordagem aplicados para intervenção em grupos com diferentes demandas e formatos metodológicos. A disciplina tem como objetivo específico oferecer a oportunidade de conceitualização de demandas grupais, planejamento e intervenção Cognitivo-Comportamental para grupos; oportunizar ao aluno a intervenção em grupos terapêuticos e de prevenção e promoção de saúde em diferentes modalidades; prestar um serviço especializado à comunidade; oportunizar a experiência na condução de grupos como terapeuta, co-terapeuta e observador de grupos em TCC.

Terapia Cognitivo-Comportamental em Hospital Geral

Esse estágio tem como objetivos possibilitar a prática da Terapia Cognitivo-Comportamental hospitalar contribuindo para uma reconsideração de aspectos teóricos e técnicos; facilitar ao aluno a definição de uma postura profissional no campo da intervenção clínica em terapia cognitivo-comportamental hospitalar e a interação interdisciplinar; favorecer o treino na realização de entrevistas e atendimentos clínicos e prestar um serviço especializado a comunidade. Como objetivos específicos o estágio visa capacitar o aluno a estabelecer diagnóstico diferencial e elaborar propostas de intervenção diferenciadas em terapia cognitivo-comportamental hospitalar para diferentes demandas clinicas e oferecer a oportunidade de conceitualizacao de caso, planejamento e intervenção em terapia cognitivo-comportamental hospitalar para pacientes crianças, adolescentes e adultos.

Terapia Analítico-Comportamental para Adultos

O estágio em Terapia Analítico-Comportamental para adultos tem como objetivo possibilitar o conhecimento e a prática da Terapia Analítico-Comportamental contribuindo para uma reconsideração de aspectos teóricos e técnicos. E como objetivos específicos facilitar ao aluno a definição de uma postura profissional no campo da intervenção clínica em Terapia Analítico-Comportamental; favorecer o treino na realização de entrevistas clínicas e o raciocínio clínico em Análise do Comportamento; prestar um serviço especializado à comunidade; oferecer oportunidade ao aluno de entrar em contato com a teoria analítico-comportamental, especialmente os conhecimentos necessários à avaliação funcional, ao planejamento e intervenção no atendimento de casos clínicos; possibilitar ao aluno o treino na realização de avaliação funcional de casos clínicos e capacitar o aluno, a partir da avaliação funcional, elaborar propostas de intervenção em Terapia Analítico-Comportamental para diferentes demandas.