Linhas de pesquisa

As principais áreas de interesse do Laboratório LBMBP são: evolução de sistemas de polinização, biologia reprodutiva, biologia floral, anatomia, e sistemática de plantas. Nossos projetos tem por finalidade entender os mecanismos florais relacionados com o processo de polinização, estudos sobre recursos florais através de análises morfo-anatômicas e histoquímicas, e a influência da diversidade de polinizadores no sucesso reprodutivo de plantas através de trabalhos de campo e investigações laboratoriais. Além disso, nós temos interesse em estudos sobre biogeografia e evolução de atributos florais relacionados com a atração de polinizadores às flores, através de análises de fragrância floral e refletância.

Embora nossa produção envolva vários grupos de plantas, nossos principais projetos envolvem membros da família Orchidaceae. Como consequência, também temos interesse na diversidade de orquídeas Neotropicais.

 

To view an English version of our website access:

http://www.lbmbp.net/

 

Para ver uma versão em inglês do nosso website acesse:

http://www.lbmbp.net/

 

Atualmente, o laboratório LBMBP tem toda a infraestrutura necessária para desenvolvimento de nossos projetos, incluindo um espaço para geminação de sementes e uma área para estudos envolvendo biologia molecular. O laboratório LBMBP é coordenado pelo Prof. Dr. Emerson Ricardo Pansarin.

 

O Prof. Emerson possui graduação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Unicamp e Pós-Doutorado pelo Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo.

Atualmente é professor doutor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), e editor de área da Revista Rodriguésia, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

 

Veja o Curriculum Lattes do Prof. Emerson Pansarin.

 

O laboratório LBMBP também possui um Orquidário com mais de 1600 espécimes de orquídeas e outras plantas que são usadas em nossos projetos.

 

O Orquidário do Laboratório de Biologia Molecular e Biossistemática de Plantas (LBMBP-USP) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) conserva um importante acervo de orquídeas de diferentes partes do mundo, mas com ênfase nas espécies nativas do interior do estado de São Paulo. A coleção está voltada principalmente à manutenção das espécies que estão relacionadas aos projetos concluídos e em andamento no LBMBP-USP, que estão relacionados à sistemática, biologia floral e reprodutiva, anatomia e histoquímica e evolução dos sistemas de polinização e recursos florais de Orchidaceae, com ênfase em Oncidiinae, Stanhopeinae, alguns grupos de Laeliinae e subfamília Vanilloideae. Vanilloideae é uma das mais importantes subfamílias, pois inclui o gênero Vanilla, cujos frutos são usados na produção de vanilina. Além disso, recentemente o laboratório tem se dedicado à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, principalmente no interior de São Paulo, com a finalidade de reintrodução em áreas que são potencialmente consideradas protegidas. Dessa forma, o Orquidário tem um papel fundamental para o meio acadêmico-científico, pois atua como um banco de DNA de espécies nativas e exóticas, além de ser uma fonte inestimável de espécimes para estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos, de biologia floral e reprodutiva.

O Banco de Dados do Orquidário LBMBP está em fase de incorporação à rede SpeciesLink.    


Notícias

VII Curso de Orquídeas

Estão abertas as inscrições para o VII Curso de Orquídeas

Leia mais

Fotos

Orquidário LBMBPOrquidário LBMBP

Orquidário LBMBP

Twitter

 
Topo
USP FFCLRP

Laboratório de Biologia Molecular e Biossistemática de Plantas
Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Departamento de Biologia - Av. Bandeirantes, 3900
CEP 14040-901 - Ribeirão Preto - SP
(16) 3602-4966

FSaldanha