Normas para Submiss�o de Propostas e Elabora��o de Resumos
1. Normas para submiss�o de propostas (Mesas Redondas, Comunica��es Orais e Pain�is)
S�o condi��es para a submiss�o das propostas de Mesas Redondas, Comunica��es Orais e Pain�is:
* Antes de submeter sua proposta de trabalho, � necess�rio que o apresentador do trabalho esteja
inscrito e tenha efetuado o pagamento da taxa inscri��o para a II JoTCC;
* Adequa��o integral da proposta �s normas definidas para cada atividade;
* Os trabalhos devem ser relacionados � grande �rea de enfoque Cognitivo-Comportamental
(Abordagens Cognitivas, Cognitivo-Comportamentais e Comportamentais) em suas mais diversas �reas de atua��o,
sendo que sua interface com as mesmas deve estar expl�cita nos trabalhos;
* Caso o trabalho seja aceito, o participante/apresentador deve aceitar apresent�-lo no dia e
no hor�rio definidos pela Comiss�o Cient�fica;
* Cada participante inscrito poder� submeter at� uma (1) proposta de mesa redonda, uma (1) proposta
de comunica��o oral e duas (2) propostas de pain�is, n�o sendo limitada a sua participa��o como coautor em outros trabalhos submetidos;
* A submiss�o de trabalhos ser� aceita at� 02 de Abril de 2012;
* Os resumos devem ser encaminhados, at� a data limite, para o email
lapicc@usp.br. Cada resumo de Pain�is
e Comunica��es Orais deve ser encaminhado em um documento de Word individual. No caso das Mesas Redondas os (tr�s ou quatro)
resumos de todas as falas dos participantes devem ser encaminhados em um �nico documento de Word pelo coordenador da mesa;
* Os simp�sios, confer�ncias e sess�es especiais ser�o apresentados apenas por convidados da organiza��o do evento.
1.1. Mesas Redondas:
Estas atividades devem ser de integra��o entre teoria e pr�tica, de consider�vel aprofundamento, sendo seu proponente portador
de no m�nimo t�tulo de mestre. Podem ser proponentes de mesas redondas tamb�m especialistas com comprovada experi�ncia na �rea
de atua��o do trabalho a ser submetido.
As mesas redondas ser�o compostas de tr�s a quatro participantes, preferencialmente de duas ou mais institui��es diferentes,
com 15 minutos de apresenta��o cada, seguida de debate. Os participantes apresentam contribui��es complementares, ou pontos
de vista diferentes ou mesmo divergentes sobre um mesmo tema relevante para uma das abordagens do enfoque Cognitivo-Comportamental.
Estas atividades devem ser propostas por um coordenador, a quem caber� submeter os resumos de todos os integrantes da mesa. Assim,
o coordenador dever� submeter 4 ou 5 resumos: um resumo geral da mesa redonda, um resumo de cada um dos apresentadores (que podem ser
3 ou 4 no total). Tamb�m caber� ao coordenador zelar pela unidade e coer�ncia das apresenta��es, bem como da observ�ncia do tempo
de cada participante.
1.2. Comunica��es orais:
As comunica��es orais s�o trabalhos de apresenta��o individual sobre relatos de pesquisas ou a��es/interven��es em uma das
abordagens do enfoque Cognitivo-Comportamental. Eles dever�o apresentar uma s�ntese da pesquisa ou da interven��o contendo:
t�tulo, autores, filia��o, introdu��o, m�todo, resultados, discuss�o e refer�ncias (seguindo as normas da APA). Estas atividades
ser�o organizadas em sess�es, coordenadas por um participante indicado pela organiza��o do evento, onde cada apresentador ter�
entre 10 e 15 minutos de apresenta��o, seguida de debate.
1.3. Pain�is:
Os pain�is s�o trabalhos gr�ficos sobre relatos de pesquisas ou a��es/interven��es em uma das abordagens do enfoque
Cognitivo-Comportamental. Eles dever�o apresentar uma s�ntese da pesquisa ou da interven��o contendo: t�tulo, autores, filia��o,
introdu��o, m�todo, resultados, discuss�o e refer�ncias (seguindo as normas da APA). Seu tamanho dever� ser de 80 cent�metros de
largura e 1 metro de comprimento.
Dever�o apresentar qualidade est�tica e ser atrativos aos participantes. Cada painel precisa facilitar a visualiza��o das informa��es,
maximizando figuras, esquemas e tabelas, com letras impressas em tamanho que se possa ler a 2 metros de dist�ncia. Para tanto s�o
indicados os usos dos seguintes tamanhos de fonte: no t�tulo (m�nimo 45 e m�ximo 60); no nome dos autores e institui��o (m�nimo 30
e m�ximo 32); nos subt�tulos (m�nimo 35 e m�ximo 40) e no corpo do trabalho (m�nimo 25 e m�ximo 35). As indica��es s�o para fontes
Arial e Times New Roman, no caso de outras fontes usar tamanho compat�vel com os indicados.
Os materiais necess�rios para afixar o painel para exposi��o � de responsabilidade dos autores. Cada painel ficar� exposto durante
um dia em suporte apropriado (providenciado pela organiza��o do evento), e no dia indicado para a exposi��o, pelo menos um dos autores
dever� permanecer ao lado de seu painel no hor�rio de 13h �s 14h. Os pain�is ser�o avaliados segundo as normas indicadas acima,
al�m dos aspectos cient�ficos, e haver� premia��o dos mesmos pela comiss�o cient�fica do evento.
2. Normas para elabora��o de Resumos
Os resumos devem atender �s Normas para submiss�o de Resumos. Ressaltamos que � de suma import�ncia que as normas descritas
a seguir sejam observadas em todos os seus aspectos (n�mero de palavras, formato, com explicita��o de objetivos, embasamento
te�rico, m�todo detalhado, resultados, conclus�es, filia��o dos autores, indica��o do apresentador e palavras-chaves).
* Os resumos de pesquisa ou interven��o submetidos para apresenta��o devem referir-se a um trabalho conclu�do, ou
em avan�ada fase de an�lise, que contribua para o conhecimento na �rea.
* O resumo deve conter entre 400 e 500 palavras e ser preparado no editor de texto Word for Windows 2000 em diante,
justificado, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espa�o simples entre linhas.
* O t�tulo do resumo deve vir em letras mai�sculas e em negrito. Na mesma linha, em it�lico, seguem os nomes completos
dos autores e, por extenso e entre par�nteses, o departamento ou laborat�rio (opcional), institui��o, cidade e estado. Usar siglas
somente para o estado.
* Na linha seguinte indicar tr�s palavras-chave que identifiquem o trabalho.
* O nome do expositor/apresentador do trabalho deve vir sublinhado e seu email deve ser inserido duas linhas abaixo
do resumo, sendo indicada logo abaixo a categoria do trabalho, a saber, Mesa Redonda, Comunica��o Oral ou Painel.
* Abaixo das informa��es acima citadas, indicar o apoio financeiro e/ou bolsas.
* O texto deve ser cont�nuo, sem par�grafos, subt�tulos, refer�ncias, tabelas, nem figuras.
* Os resumos devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indica��o de refer�ncias, incluindo-se os aspectos
mais relevantes da literatura na �rea. Devem descrever materiais e m�todos, envolvendo participantes, equipamentos, t�cnicas e outras
estrat�gias utilizadas. A descri��o dos resultados deve conter a s�ntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e
os resultados de provas estat�sticas ou outras t�cnicas aplicadas. A discuss�o e conclus�o devem estar baseadas nos dados apresentados,
sendo conveniente que sejam feitas refer�ncias aos objetivos ou hip�teses anteriormente descritas.