Pesquisas em Andamento
ANÁLISE DAS CONSEQUÊNCIAS DE PARCERIAS FIRMADAS ENTRE MUNICÍPIOS BRASILEIROS E A FUNDAÇÃO AYRTON SENNA PARA OFERTA EDUCACIONAL.
Financiamento: CNPq
Período: 2008 - 2011
Objetivos: analisar as conseqüências para a oferta e a gestão da educação pública dos Programas Gestão Nota 10 e Escola Campeã, os quais resultaram de parcerias firmadas entre municípios brasileiros e o Instituto Ayrton Senna. Para tanto, selecionamos intencionalmente um conjunto de municípios brasileiros distribuídos em cada uma das cinco regiões que implementaram tais projetos, nos quais serão desenvolvidos os estudos sobre os casos. Objetiva-se ainda proceder à identificação e análise de regularidades e especificidades evidenciadas por meio de estudo comparativo dos casos. Os estudos de caso resultarão das atividades desenvolvidas por equipes de pesquisadores sediadas em sete diferentes Universidades, a saber: USP, UNESP-RC, UFRGS, UFMS, UCDB, UFU, UEPI, UNEMAT-CÁCERES, UFRN e UNIOESTE Em certa medida, o projeto dá prosseguimento às investigações sobre as relações entre o público e o privado na oferta da educação básica iniciadas com a pesquisa O Programa Dinheiro Direto na Escola: uma proposta de redefinição do papel do Estado na educação? , recentemente concluída. Entre outras constatações, verificou-se que a gestão de recursos públicos por meio da implantação de Unidades Executoras de direito privado em unidades escolares públicas, ocasionou alterações em sua administração expressas pela aproximação simbiótica entre setor público e setor privado.
Coordenação Nacional: Profa. Theresa Maria de Freitas Adrião e Profa Vera Maria Vidal Peroni
Coordenação Estadual: Profa. Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Pesquisadores Envolvidos: Newton Vasconcelos Pulhez Junior, Talita Spaggiari Laguna, Maria Tereza Mendonça Pintya, Lisete Regina Gomes Arelaro, Raquel Pontes Borghi e Denise Pinheiro.
AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS PARA A COMPRA DE SISTEMAS DE ENSINO: ANÁLISE DA CONSEQUÊNCIAS PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA.
Financiamento: CNPq
Período: 2009 - 2011
Objetivos: O projeto decorre de reflexões produzidas no âmbito da pesquisa interinstitucional “Estratégias municipais para a oferta da educação básica: análise de parcerias público-privado”, financiada pela FAPESP.Prosseguindo nas investigações sobre o tema, a proposta ora apresentada, também de caráter interinstitucional, tem por objetivo analisar as conseqüências da implantação de sistemas de ensino em escolas públicas municipais paulistas que atendem ao Ensino Fundamental, por meio de estudos sobre casos em unidades escolares selecionadas a partir dos dados obtidos na pesquisa anterior. Serão investigadas as alterações no lócus decisório da escola, possíveis alterações no desempenho escolar após a parceria, alterações na organização do projeto pedagógico e rotinas escolares e percepções dos envolvidos sobre a utilização dos sistemas de ensino na unidade.
Coordenação: Profa. Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Pesquisadores Envolvidos: Profa. Theresa Maria de Freitas Adrião, Profa. Raquel Fontes Borghi , Profa Lisete Regina Gomes Arelaro, Profa. Bianca Cristina Correa, Thalita Maria de Assis, Alessandra Cain e Miriam Granja Guerra.
OFERTA EDUCACIONAL NA EDUCAÇÂO INFANTIL: NOVOS ARRANJOS INSTITUCIONAIS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO.
Financiamento: CNPq
Período: 2010
Objetivos: O projeto de pesquisa objetiva identificar e discutir os arranjos institucionais entre o poder público e instituições privada para a oferta educacional em creches, que se firmaram após a integração desta etapa de escolaridade aos sistemas de ensino
Coordenação: Profa. Raquel Fontes Borghi
Pesquisadores Envolvidos: Profa. Theresa Maria de Freitas Adrião, Profa. Bianca Cristina Correa; Profa.Teise de Oliveira Guaranha Garcia; Profa. Dra. Regiane Bertagna, Jaqueline dos Santos Oliveira, Marjorie Passos Parada Ferreira e Ana Lara Casagrande
CRIANÇAS AOS SEIS ANOS DE IDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
Período: 2008-2010
Objetivos: Estudar o processo de incorporação e a permanência de crianças de seis anos de idade em escolas de EF com duração de nove anos e sua organização didático-pedagógica.
Pesquisadores Envolvidos: