Pesquisas Concluídas
ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM ESCOLAS COM ENSINO MÉDIO NOTURNO
Financiamento: MEC/Unesco
Período: 2003-2004
Objetivos: Projeto financiado pelo MEC-UNESCO referente a um estudo nacional sobre experiências escolares e políticas para o EM noturno. Coordenado nacionalmente pelos Profs. Romualdo Portela Oliveira e Sandra Zákia de Oliveira. O projeto envolveu o estudo de caso em 10 escolas de ensino médio noturno públicas do estado de São Paulo, a partir de um roteiro pré-definido para observação e de questionários aplicados aos diferentes segmentos que compõe a comunidade escolar, tendo em vista a percepção de condições de melhorias criadas pelas escolas ou induzidas por políticas públicas, também estas alvo de reflexão pela pesquisa,
Coordenação: Profa. Theresa Maria de Freitas Adrião
Pesquisadores Envolvidos: Profa. Teise de Oliveira Guaranha Garcia, Adriana Dragone Silveira, Maria Helena Schuveter, Egle Pessoa Bezerra, Cinthia Brumn, Luciane Muniz, Cássia Alessandra Domiciano e Ilma Aquino.
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE), UM MECANISMO PARA A REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO NA EDUCAÇÃO?
Financiamento: CNPq
Período: (2003-2005)
Objetivos: Pesquisa de natureza interinstitucional envolvendo pesquisadores de cinco universidades (UFRG, UNESP, UUMESP, UFPI, UFPA, UFMS e Metodista de São Bernardo), parcialmente financiado pelo CNPq, cujo objetivo é analisar as estratégias político-organizacionais adotadas pelos sistemas educacionais dos Estados de SP, PI, MS, RS e PA para a implantação do PDDE e as conseqüências dessas estratégias para a gestão e o financiamento da educação. A pesquisa envolve também a análise da implantação do PDDE em duas redes de educação em cada um dos estados selecionados. A amostra buscou resguardar a articulação dos seguintes critérios: - presença de pelo menos um Estado de cada região do país; - Estados que atingem o custo -aluno ano fixado pelo governo federal; - Estados que não atingem o custo-aluno ano fixado pelo governo federal. No caso de São Paulo, além do sistema educacional do Estado, integra a amostra a rede municipal de Pirassununga.
Coordenação Nacional: Profa. Vera Maria Vidal Peroni e Profa. Theresa Maria de Freitas Adrião
Coordenação Estadual: Profa. Teise de Oliveira Guaranha Garcia
Pesquisadores Envolvidos: Rochele Pegoraro, Egle Pessoa Bezerra, e Áurea Costa
ESTRATÉGIAS MUNICIPAIS PARA A OFERTA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DE PARCERIAS PÚBLICO - PRIVADO NO ESTADO DE SÃO PAULO.
Financiamento: Fapesp
Período: 2007-2009
Objetivos: Projeto de natureza interinstitucional (UNESP-RC; USP-RP e USP-SP) tem por objetivos: organizar um banco de dados sobre o perfil das parcerias efetuadas entre o conjunto dos municípios paulistas e a esfera privada para a oferta da educação básica e desenvolver estudos de caso em municípios intencionalmente selecionados, tendo em vista a vigência, durante o período de 1996 a 2006, de parcerias entre a poder público local e o setor privado em uma das seguintes modalidades : aquisição de material pedagógico na forma de "sistema de ensino"; contratação de instituições privadas para gerir e ou elaborar políticas de gestão da educação municipal; subvenção pública a isntituições privadas para a oferta de vagas
Coordenação: Profa. Theresa Maria de Freitas Adrião