Comitê científico

  • Anaïs Fléchet (Université de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines) Anaïs Fléchet é professora de história na Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, mestre e doutora em história das relações internacionais da Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, e pesquisadora do Centre d’Histoire Culturelle des Sociétés Contemporaines. É autora de Si tu vas à Rio. La musique populaire brésilienne en France au XXe siècle (Paris: Armand Colin, 2013) e Villa-Lobos à Paris. Un écho musical du Brésil (Paris: L’Harmattan, 2004), e editora de Une histoire des festivals XXe-XXIe siècles (Paris: Publications de la Sorbonne, 2013), Villa-Lobos. Des sources de l’oeuvre aux échos contemporains (Paris, Honoré Champion, 2012) e “Musique et Relations internationales”, número duplo da revista Relations internationales (Paris/Genève, n. 155-156 automne 2013-printemps 2014).
  • Didier Francfort (Université de Lorraine) Historiador. Depois de se interessar, sob a orientação de Maurice Agulhon, pela história da sociabilidade, à imigração italiana na Lorena e pela história da Itália contemporânea, orientou seus trabalhos na direção da história cultural comparada europeia, em particular pelo lugar da música na construção de identidades nacionais ou supranacionais. É diretor do Instituto de História Cultural Europeia "Bronislaw Geremek". Co-diretor do CERCLE (Centro de Pesquisas sobre Culturas e Literaturas Europeias), é professor de História Contemporânea na Universidade da Lorena - Nancy Université.
  • Fernando Crespo Corvisier (Departamento de Música/FFCLRP/USP) Desde que venceu o prestigioso IV Prêmio Eldorado de Música, em 1988, em São Paulo, Fernando Corvisier vem se projetando constantemente no cenário musical brasileiro. No Brasil, Corvisier deve sua formação artística a mestres como Dyla Josetti, Ecléa Ribeiro, Homero de Magalhães e Antônio Guedes Barbosa. No exterior estudou na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris, sob a orientação de Edson Elias e Germaine Mounier. Em 1987, obteve o Master Degree in Piano Performance no New England Conservatory, em Boston. Em 1992, obteve o Artistic Diploma na Hartt School of Music, sob a orientação de Luiz Carlos de Moura Castro. Em 2000, Fernando Corvisier recebeu o título Doctor of Musical Arts, pela Universidade de Houston, sendo orientado por pianistas de renome internacional como Abbey Simon, Horacio Gutierrez e Ruth Tomfohrde. Atualmente é professor Doutor da Universidade de São Paulo no Campus de Ribeirão Preto.
  • Flávia Toni (IEB/USP) Mestre (1985) e Doutora (1989) em Artes, é Livre-Docente (2004) e Professora Titular (2009) da Universidade de São Paulo. Pesquisadora no Instituto de Estudos Brasileiros, onde é a Presidente e Coordenadora do Programa Culturas e Identidades Brasileiras, orienta também na pós-graduação em Musicologia do Departamento de Música (CMU) da Escola de Comunicações e Artes (USP).Antes de seu ingresso na Universidade, como pesquisadora do Centro Cultural São Paulo, processou e descreveu todo o acervo constituído pela Missão de Pesquisas Folclóricas trabalhando, a partir da década de 1990, pelo restauro e preservação da Coleção. Na Musicologia tem trabalhado com ênfase nos assuntos da primeira metade do século XX atuando principalmente nos seguintes temas: a literatura musical de Mário de Andrade, Modernismo e Música, Camargo Guarnieri: vida e obra, Etnomusicologia, Metodologia da Pesquisa em Música.
  • Isabel Nogueira (UFRGS) Bolsista CNPQ. Professora do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS. Professora e orientadora do Programa de Pos Graduação - Mestrado e Doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural (ICH/UFPel). Graduada em Piano pela UFPel (1993) e Doutora em Musicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha (2001). Líder do Grupo de Pesquisa em Musicologia da UFPel desde 2001. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Gênero da SIBE/TRANS. Membro do Grupo de Pesquisa em Praticas Interpretativas UFRGS/CAPES. Membro do Musimid - Grupo de Estudos em Musica e Mídia. Tem experiência e publicações na área de Música, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: iconografia musical, música e gênero, musicologia e performance, música popular, acervos musicais, memória e patrimônio musical do Rio Grande do Sul.
  • Luciano Zanatta (UFRGS) Possui pós graduação e Bacharelado em Música - Habilitação em Composição, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical.
  • Marcos Câmara de Castro (Departamento de Música/FFCLRP/USP) É no Departamento de Música da FFCLRP-USP, responsável pelas disciplinas: Canto Coral, Etnomusicologia e Educação Musical. Graduado em composição, tem mestrado e doutorado sobre o compositor mineiro Fructuoso Vianna (1896-1976) trabalho que inclui a compilação de seu acervo, doado à ECA por sua filha Guigui, e revisão e edição musicológica de sua obra completa. Em 2012, foi corresponsável pela disciplina FLS 5235, Antropologia e Música: leituras e escutas, na FFLCH/USP. Realizou estágio de pesquisa, no ano letivo europeu 2012-2013, com bolsa BPE/FAPESP, como pós-doutorado na Universidade de Lorena, Nancy/França, sobre História Cultural/Música, com o projeto Au coeur des choeurs sont toujours possibles les transferts, sob a supervisão de Didier Francfort, num trabalho de Universidade Popular, cuja ação principal foi o Atelier de Chant na capela do castelo de Lunéville (Château des Lumières).
  • Marisa Fonterrada (UNESP) Tem graduação em Música (Bacharelado) pela Universidade São Judas Tadeu (1977), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), doutorado em Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e é Professor Livre-Docente em Técnicas de Musicalização pelo Instituto de Artes da UNESP. Atualmente é aposentada do Instituto de Artes da UNESP, trabalhando como voluntária no Programa de Pós-graduação em Música - Mestrado e Doutorado. Coordenadora da ETEC de Artes do Centro de Educação Tecnologica "Paula Souza", da Secretaria de Estado do Desenvolvimento de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, música, canto coral, ecologia acústica e A disciplina Artes no ensino fundamental, médio e superior.
  • Panagiota Anagnostou (IEP Bordeaux) PhD em Ciências Políticas pelo IEP de Bordeaux. Sua pesquisa é focada em música e política, principalmente nas configurações de identidade e memória através da música. Na última década, tem trabalho sobre a música popular grega.
  • Pedro Paulo Funari (UNICAMP) Bacharel em História (1981), mestre em Antropologia Social (1986) e doutor em Arqueologia (1990), sempre pela Universidade de São Paulo, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004) da Unicamp. Professor de programas de pós da UNICAMP e USP, Distiguished Lecturer University of Stanford, Research Associate - Illinois State University e Universidad de Barcelona, atual líder de grupo de pesquisa do CNPq, assessor científico da FAPESP, orientador em Stanford e Binghamton, foi colaborador da UFPR, UFPel, docente da UNESP (1986-1992) e professor de pós-graduação das Universidades do Algarve (Portugal), Nacional de Catamarca, del Centro de la Provincia de Buenos Aires e UFRJ. Tem experiência na área de História e Arqueologia, com ênfase em História Antiga e Arqueologia Histórica, além de Latim, Grego, Cultura Judaica, Cristianismo, Religiosidades, Ambiente e Sociedade, Estudos Estratégicos, Turismo, Patrimônio, Relações de Gênero, Estudos Avançados.
  • Rose Hikiji (FFLCH/USP) Professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É vice-coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP) e vice-diretora do Centro de Preservação Cultural (CPC), órgão subordinado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É coordenadora do PAM - Grupo de Pesquisas em Antropologia Musical, vice-coordenadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) e pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (NAPEDRA-USP). É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e em Ciências Sociais pela USP (1995). Mestre (1999) e doutora (2004) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP (2004-2005).
  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Departamento de Música/FFCLRP/USP) Silvia Maria Pires Cabrera Berg é docente do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (DM da FFCLRP – USP). Como pesquisadora, participa ativamente da vida acadêmica nacional e internacional com trabalhos publicados. Regente com inúmeros concertos no exterior, compositora com obras executadas em importantes projetos, congressos e festivais internacionais como o ISCM de Zagreb 2005, Festival Música Nova desde 2000, KLangZeit em Münster 2011 e 2014, XXV Festival de Música de La Habana en Cuba 2012, Festival Internacional Cervantino (Guanajuato, México em 2007, 2009 e 2010), participando também de importantes projetos internacionais de encomenda como os da pianista Américo-mexicana Ana Cervantes gravados no CD Solo Rumorese, Canto de la Monarca, este recém lançado em Nova Iorque, Washington e cidade do México.

Comitê organizador

  • Lucas Eduardo da Silva Galon (ECA/USP) Nascido em Ribeirão Preto, o compositor Lucas Galon graduou-se em música pela Universidade de São Paulo/Brasil em 2006. Tornou-se mestre em artes em 2011 pela USP sob orientação do compositor Rubens Ricciardi, com dissertação na área de filosofia da música. Desde 2012 é doutorando, sob orientação do professor Marcos Câmara, também pela USP, desenvolvendo sua tese em filosofia da composição musical. É docente na faculdade de música da Universidade de Ribeirão Preto/Brasil (UNAERP) e atua como compositor, professor e regente na Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, onde exerce intensa atividade composicional e pedagógica junto ao público infanto-juvenil. Teve obras suas executadas na I Bienal de Música Contemporânea de Ribeirão Preto (2004), no Simpósio Internacional "Submodernidades" (2010), e nos 46º e 47º Festival Música Nova, onde atuou também como regente da USP-Filarmônica (2012 e 2013).
  • Marcos Câmara de Castro (Departamento de Música/FFCLRP/USP) É no Departamento de Música da FFCLRP-USP, responsável pelas disciplinas: Canto Coral, Etnomusicologia e Educação Musical. Graduado em composição, tem mestrado e doutorado sobre o compositor mineiro Fructuoso Vianna (1896-1976) trabalho que inclui a compilação de seu acervo, doado à ECA por sua filha Guigui, e revisão e edição musicológica de sua obra completa. Em 2012, foi corresponsável pela disciplina FLS 5235, Antropologia e Música: leituras e escutas, na FFLCH/USP. Realizou estágio de pesquisa, no ano letivo europeu 2012-2013, com bolsa BPE/FAPESP, como pós-doutorado na Universidade de Lorena, Nancy/França, sobre História Cultural/Música, com o projeto Au coeur des choeurs sont toujours possibles les transferts, sob a supervisão de Didier Francfort, num trabalho de Universidade Popular, cuja ação principal foi o Atelier de Chant na capela do castelo de Lunéville (Château des Lumières).
  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg (Departamento de Música/FFCLRP/USP) Silvia Maria Pires Cabrera Berg é docente do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (DM da FFCLRP – USP). Como pesquisadora, participa ativamente da vida acadêmica nacional e internacional com trabalhos publicados. Regente com inúmeros concertos no exterior, compositora com obras executadas em importantes projetos, congressos e festivais internacionais como o ISCM de Zagreb 2005, Festival Música Nova desde 2000, KLangZeit em Münster 2011 e 2014, XXV Festival de Música de La Habana en Cuba 2012, Festival Internacional Cervantino (Guanajuato, México em 2007, 2009 e 2010), participando também de importantes projetos internacionais de encomenda como os da pianista Américo-mexicana Ana Cervantes gravados no CD Solo Rumorese, Canto de la Monarca, este recém lançado em Nova Iorque, Washington e cidade do México.
Voltar

Realização


Apoio