Acompanhe a programação do VI Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto




16 de outubro/16th october (qui/thu)

8h-9h: Credenciamento/accreditation Bloco/Building 34, sala/room: S3 (1º andar/1st floor)
8h45: Abertura/Opening, sala/room: T3 (Bl/Bldn 34)
9h-10:30h: Sala/Room T3 - Conferência/Keynote 1 (1h + 30’): Didier Francfort (Institut d'Histoire Culturelle Européenne - Bronisław Geremek/Université de Lorraine)
10:30h-12h: Sala/Room T3 - Conferência/Keynote 2 (1h + 30’): Pedro Paulo Funari (Unicamp)
12h-14h: Almoço/Lunch

Comunicações/Presentations I-VI. Sala/Room T3, Bloco/Building 34. Coordenador/coordinator: Rita Moiteiro

I. 14h-14:30h: Ricardo Bologna/Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio: Rogósânti de James Wood: aspectos relativos à análise em uma primeira abordagem/Rogósânti James Wood: aspects of the analysis in a first approach
II. 14:30h-15h: Joel Albuquerque/Paulo de Tarso Salles: Teoria dos Conjuntos versus Teoria neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos Choros nº4 e Choros nº7 de Villa-Lobos/Set Theory versus neo-Riemannian Theory: two interdependent approaches in the analysis of Choros # 4 and # 7 of Villa-Lobos
III. 15h-15:30h: Daniel Escudeiro: Composição Musical Intertextual como Alternativa para a Vanguarda do Século XXI/Intertextual Musical Composition as Alternative to the XXI Century avant-garde
IV. 15:30h-16h: Carlos Sulpício: De sinalizador a instrumento musical: uma breve abordagem das transformações do trompete das origens ao Renascimento/From signaller to a musical instrument:a brief approach of trumpet transformations from its origins to the Renaissance
V. 16h-16:30h: Ana Lúcia Fontenele: Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”/Pixinguinha in full maturity: the arrangements for a "Brazilian Orchestra"
VI. 16:30h-17h: Eliana Monteiro da Silva e Amílcar Zani: Compositores Latino-americanos (Latin American Composers): a genuine alternative to subvert traditionalism in the classical music’s field/ Compositores Latino-Americanos: uma alternativa genuína para subverter o tradicionalismo no campo da música clássica
17h-18:30h: Rose Hikiji (palestrante convidada/FFLCH-USP): O rap e o funk em Cidade Tiradentes/SP – músicas em dois tempos/Vídeo: A arte na rua. Direção, pesquisa e roteiro: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji/Rap and funk in Cidade Tiradentes/SP: music in two tempi/Video: Art and the street. Direction, research and script: Carolina Caffé and Rose Satiko Gitirana Hikiji (44’)
19h-20h30: Mesa redonda/Rondtable 1*: Imbricações epistemólogicas em música: antropologia, filosofia, idealismo e materialismo/Epistemological imbrications in music: anthropology, philosophy, idealism and materialism. Todos os palestrantes convidados/All invited speakers. Mediação/Mediation: Rose Hikiji (FFLCH/USP).
20h30: Sala de Orquestra/Orchestra Room. Solistas da USP-FILARMÔNICA. Regente/Conductor: Prof. Dr. Rubens Ricciardi

* Convidados e participantes/invited speakers and participants. A plateia não pergunta diretamente aos debatedores, mas pode encaminhar perguntas ao moderador da mesa/The audience does not ask directly to panelists, but moderator can forward questions to the table



17 de outubro/17th october (sex/fri)

9h-10:30h: Conferência/Keynote 3, sala/room T3 (1h + 30’): Marisa Fonterrada (Unesp)
10:30h-12h: Conferência/Keynote 4, sala/room T3 (1h + 30’): Panagiota Anagnostou (IEP-Bordeaux). Tradução simultânea de/Simultaneous translation by Jefferson Coimbra
12h-14h: Almoço/Lunch

Comunicações/Presentations VII-XI. Sala/Room T3, bloco/building 34. Coordenador/coordinator: Lucas Galon

VII. 14h-14:30h: Ricardo Teperman: Osesp e Cultura Artística: dois modelos de elitismo/Osesp Arts and Culture: two models of elitism
VIII. 14:30h-15h: Rafael Ribeiro Santos: Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises/ A proposal for revising the Kulturindustrie of Adorno and Horkheimer from the praxeology of Austrian philosopher Ludwig von Mises
IX. 15h-15:30h: Rafael Alexandre da Silva: Do gramofone ao live streaming: a evolução dos modos de escutar música – algumas implicações/From Gramophone to live streaming: the evolution of the modes of listening to music – some implications
X. 15:30h-16h: Cristina Emboaba: Ouvir é escutar?/Hearing is listening?
XI. 16h-16:30h: William Teixeira da Silva: O gênero musical: entre a discursividade retórica e os rótulos de mercado/The musical genre: between rhetorical discursivity and the labels of market
16h30-18h: Mesa redonda/Rondtable 2: Educação, campo maior de aplicação da pesquisa em música/Education: main application field of musical research. Todos os palestrantes convidados/All invited speakers. Mediação/mediation: Profª Drª Silvia Berg (FFCLRP/USP)
18h-19h30: Recital-leitura/lecture-recital: Otávio Soares Brandão (piano). Bloco/Building 34, Sala de Orquestra/Orchestra Room
20h: Duo Corvisier (pianos) – Sala da Orquestra/ bl. 34



18 de outubro/18th october (sáb/sat)

8:30h-9:30h: Conferência/Keynote 5 (1h): Isabel Nogueira (UFRGS)
9:30h-10:30h: Luciano Zanatta (UFRGS)
10:30h-11:30h: Discussão/Discussion
11:30h-13h: Conferência/Keynote 6 (1h + 30’): Rubens Ricciardi (FFCLRP/USP)
13h-15h: Almoço/Lunch

Comunicações/Presentations XII-XVII. Sala/Room T3, bloco/building 34. Coordenador/coordinator: Gisele Haddad e Adriana Moraes

XII. 15h-15:30h: Adriana Moraes dos Santos Dias: Ensino de música na fase adulta/Music education in adulthood
XIII. 15:30h-16h: Carlos Fernando Llanos: Violão erudito e popular como marcadores sociais da diferença: por uma crítica da "divisão" e uma análise histórica das suas apropriações pedagógicas e estéticas/Classical and popular guitar as social markers of difference: for a critique of "division" and a historical analysis of their pedagogical and aesthetic appropriations
XIV. 16h-16:30h: Gabrielle Estabille Parreira, Lígia Donizete dos Santos Pires e Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio: O uso dos instrumentos de percussão em musicalização de crianças em periodo sensório-motor/The use of percussion instruments in music education of children in the sensorimotor period
XV. 16:30h-17h: Silvia Berg: A composição original para vozes infantis e infanto-juvenis e suas interfaces com a contemporaneidade, tradição e a literatura popular e neofolclórica/The original composition for children's and juvenile's voices and its interfaces with contemporaneity, tradition and the neo-folkloric literature
XVI. 17h-17:30h: Wilson Pontes: A escola de canto de Benito Maresca: entre influências e desdobramentos. Uma investigação à luz da história oral/The singing school of Benito Maresca: between influences and developments. An investigation in the light of oral history
XVII. 17:30h-18h: Gisele Haddad: A História da Música De Ribeirão Preto (SP) através de arquivos de Músicos e Corporações/The History of Music of Ribeirão Preto (SP): through archives of Musicians and Corporations
18h-19h: Achille Picchi (palestrante convidado/UNESP)
19h-20:30h: Mesa redonda/Rondtable 3: Indústria da Cultura, esnobismo e vanguarda/Culture Industry, snobbery and avant-garde. Todos os palestrantes convidados/All invited speakers. Mediação/mediation: Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro (FFCLRP/USP)
20h30: Roberto Corrêa (recital-comentado de viola caipira e viola de cocho)/Sala de Orquestra/Orchestra Room

Clique aqui para visualizar os resumos das comunicações em formato PDF / Click here for the summaries of the communications

Livreto do VI Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto

Voltar

Realização


Apoio