Orquestra de alunos de graduação músicos bolsistas das pró-reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Universitária da USP sediada no Departamento de Música da FFCLRP-USP.
Uma orquestra acadêmica que promove interfaces confluentes de ensino, pesquisa e extensão universitária em música sinfônica pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP.
Realizamos a fusão de horizontes entre a composição contemporânea do século XXI (Poíesis), a pesquisa musicológica (Theoria) e interpretação/execução (Práxis) em música.
Roberto Minczuk
(Foto: Tiago Araujo)
Fundada em fevereiro de 2011 e regulamentada pela Resolução USP-7.472, a 19 de fevereiro de 2018, na gestão do magnífico reitor Vahan Agopyan, a USP-Filarmônica é a orquestra de alunos de graduação bolsistas da FFCLRP-USP. Rubens Russomanno Ricciardi (diretor de orquestra e maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística desde a sua fundação. A USP-Filarmônica já realizou cerca de 130 concertos sinfônicos e récitas de óperas em Ribeirão Preto, São Carlos e demais cidades do Estado de São Paulo e Minas Gerais. A USP-Filarmônica contempla, na performance musical, a interação da poíesis (a composição ou invenção musical, ofício de compositor) com a práxis (a interpretação-execução, ofício de instrumentista e cantor). A USP-Filarmônica busca sempre a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, em um contraponto dinâmico entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita. Um importante foco da USP-Filarmônica é a produção musical brasileira. Seus repertórios abrangem desde o período colonial até o contemporâneo, em conjunto com a produção do NAP-CIPEM (Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance) do Departamento de Música da FFCLRP-USP. Há também uma dedicação especial às obras inéditas dos próprios compositores locais e da USP. A USP-Filarmônica mantém duas séries mensais de concertos, os CONCERTOS USP, quase sempre na última terça e quarta-feira de cada mês, respectivamente em Ribeirão Preto (Theatro Pedro II) e em São Carlos (Teatro Municipal ou Teatro da UFSCar Florestan Fernandes). Todos concertos e récitas de óperas da USP Filarmônica são gratuitos e abertos ao público em geral.