PUBLICAÇÕES
Links para os artigos referentes ao Observatório:
Por Sérgio Kodato e Ana Paula Soares da Silva.
Este estudo é uma investigação de alguns fatores associados a homicídios praticados contra adolescentes, no município de Ribeirão Preto (SP), onde, no período de 1995 a 1998, foram assassinados 101 adolescentes. Com base nessa pesquisa a Promotoria Pública de Ribeirão Preto impetrou processo buscando responsabilizar a Prefeitura Municipal, a FEBEM e entidades assistências pelas mortes dos adolescentes, tipificando responsabilidade por dano difuso.
Por Sérgio Kodato, Adriana Caldana, Denise Koktchekoff e Vivian Naiara Takahashi.
Esse estudo procurou investigar representações sociais de violência, como processos simbólicos que determinam práticas de instigação ou de controle da agressividade, em escolas públicas. Referenciando-se no método de análise das representações sociais, Moscovici, Jodelet, Farr, Spink, Guareschi, Arruda, buscou-se a análise das práticas discursivas dos sujeitos envolvidos na tarefa pedagógica.
Por Thaisa Beloube Borin, Hilda M. Pereira, Felipe Watarai e Sergio Kodato
Essa pesquisa refere-se à mulher brasileira, vítima de violência doméstica, suas representações do fenômeno, que legitimam as práticas sociais decorrentes. Metodologicamente foram realizadas entrevistas focais com mulheres que buscaram a Delegacia de Defesa da Mulher, para registro de ocorrência de violência ou procura por assistência social e psicológica.
Por Sergio Kodato, Manoel Antonio dos Santos, Antônio dos Santos Andrade e cols.
Essa pesquisa buscou investigar significados e sentidos de violência escolar, bem como representações sociais de atenuação e prevenção do fenômeno entre professores e educadores, de escolas públicas. Projetou-se um dispositivo de pesquisa, denominado Observatório, que congrega um conjunto de 30 (trinta) professores, voltados para a investigação do fenômeno ‘violência nas escolas’, em seus aspectos históricos, estruturais, morfológicos e funcionais.
By Sergio Kodato & Felipe Watarai.
This study aims to investigate representations of power, violence, and teaching, elaborated by students from 9 to 12 years old. The research was conducted during a violence prevention program promoted in Brazilian public schools that presented problems with violence and criminality.
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