MINICURSOS


     

Mini-curso 6 - Filosofia da Ciência e Biologia Comparada: discutindo a história da pangênese

Responsáveis:
Fernanda Gonçalves Arcanjo

Descrição/Justificativa: Discussões em Epistemologia, História da Biologia e Filosofia da Ciência em formato de exposição dialogada. Continuísmo versus ruptura/revolução e outras perspectivas epistemológicas. Historiografia da noção de pangênese como exemplo histórico. As teorias do século XIX de Carl von Nägeli, Charles Bonnet, Herbert Spencer (entre outros) e a Hipótese Provisória da Pangênese de Charles Darwin. A relação entre as noções de pangênese e de herança de caracteres adquiridos com a proposta mendeliana. Os estudos de Aristóteles sobre lógica são um exemplo de como o questionamento a respeito da natureza do conhecimento humano já era um problema fundamental para os filósofos desde a Grécia Antiga. Bacon, Descartes, Kant e muitos outros se debruçaram sobre esta questão posteriormente e ela permanece, até os dias atuais, rendendo discussões: qual seria a natureza do conhecimento científico? Mas é, especificamente, no início do século XX que ela se torna central novamente, pois a comunidade científica e filosófica se depara com a física relativística, a mecânica quântica, a geometria não-euclidiana, a química quântica etc. A Filosofia da Ciência, como área, se estabelece neste período quando surge uma série de teorias epistemológicas tentando dar conta destes últimos eventos científicos. Este minicurso pretende trazer esta discussão para dentro da comunidade científica usando o exemplo histórico da noção de pangênese desde a Grécia Antiga até o século XIX para discutir continuísmo e ruptura na ciência e a possibilidade de se pensar em outras alternativas epistemológicas para explicar o desenvolvimento do conhecimento científico.

Objetivos:
- Circunscrever a área da Filosofia da Ciência, apresentando e/ou retomando brevemente algumas das principais teorias em Filosofia da Ciência do século XX;
- Discutir a relação entre Filosofia da Ciência e História da Ciência lançando mão do exemplo histórico da noção de pangênese e as diversas teorias que dela sucederam. Pensar neste recorte histórico sob a ótica de diferentes perspectivas epistemológicas;
- Através do panorama encontrado na análise da história da pangênese, discutir com os alunos sobre as características do desenvolvimento do conhecimento científico;
- Discutir com os alunos qual o papel da reflexão, por parte do cientista, sobre o caráter do conhecimento científico na prática científica.


Número total de vagas:
20