Mini-curso 6 -
Filosofia da Ciência e Biologia Comparada: discutindo a história da pangênese
Responsáveis: Fernanda Gonçalves Arcanjo
Descrição/Justificativa:
Discussões em Epistemologia, História da Biologia e Filosofia da Ciência em formato de
exposição dialogada. Continuísmo versus ruptura/revolução e outras perspectivas
epistemológicas. Historiografia da noção de pangênese como exemplo histórico. As teorias do
século XIX de Carl von Nägeli, Charles Bonnet, Herbert Spencer (entre outros) e a Hipótese
Provisória da Pangênese de Charles Darwin. A relação entre as noções de pangênese e de herança
de caracteres adquiridos com a proposta mendeliana.
Os estudos de Aristóteles sobre lógica são um exemplo de como o questionamento a
respeito da natureza do conhecimento humano já era um problema fundamental para os filósofos
desde a Grécia Antiga. Bacon, Descartes, Kant e muitos outros se debruçaram sobre esta questão
posteriormente e ela permanece, até os dias atuais, rendendo discussões: qual seria a natureza do
conhecimento científico?
Mas é, especificamente, no início do século XX que ela se torna central novamente, pois a
comunidade científica e filosófica se depara com a física relativística, a mecânica quântica, a
geometria não-euclidiana, a química quântica etc. A Filosofia da Ciência, como área, se estabelece
neste período quando surge uma série de teorias epistemológicas tentando dar conta destes últimos
eventos científicos.
Este minicurso pretende trazer esta discussão para dentro da comunidade científica usando
o exemplo histórico da noção de pangênese desde a Grécia Antiga até o século XIX para discutir
continuísmo e ruptura na ciência e a possibilidade de se pensar em outras alternativas
epistemológicas para explicar o desenvolvimento do conhecimento científico.
Objetivos:
- Circunscrever a área da Filosofia da Ciência, apresentando e/ou retomando brevemente algumas
das principais teorias em Filosofia da Ciência do século XX;
- Discutir a relação entre Filosofia da Ciência e História da Ciência lançando mão do exemplo
histórico da noção de pangênese e as diversas teorias que dela sucederam. Pensar neste recorte
histórico sob a ótica de diferentes perspectivas epistemológicas;
- Através do panorama encontrado na análise da história da pangênese, discutir com os alunos
sobre as características do desenvolvimento do conhecimento científico;
- Discutir com os alunos qual o papel da reflexão, por parte do cientista, sobre o caráter do
conhecimento científico na prática científica.