PROGRAMAÇÃO


Veja a programação completa aqui

Mesa Redonda 1 (Futuro da Ciência no Brasil): Prof. Dr. Flávio Bockmann (FFCLRP-USP), Prof. Dr. Eduardo Almeida (FFCLRP-USP) e Profa. Dra. Annie Hsiou (FFCLRP-USP).

Mesa Redonda 2 (Conservação dos biomas brasileiros: avanços, desafios e perspectivas): Prof. Dr. Adriano Chiarello (FFCLRP-USP), Prof. Dr. José Maurício Barbanti (UNESP) e Prof. Dr. Marcelo Pereira de Souza (FFCLRP-USP).

Palestra Magna 1 (A Sistemática no Século XXI: renovada, mas nem tudo são flores...): Prof. Dr. Milton Groppo (FFCLRP-USP).

Palestra Magna 2 (Evolução da simbiose entre peixes e cnidários: um estudo de caso com os peixes da ordem Stromateiformes (Teleostei; Percomorphacea): Dr. Murilo Pastana (USP-SP).

Palestra Magna 3 (Explorando a vida no universo: dos extremos da Terra à colonização do espaço): Dra. Amanda Bendia (USP-SP).

Palestra Magna 4 (Dimensões da biodiversidade em formações abertas da América do Sul: oportunidades de projetos e resultados esperados com uso de espécies de Cactaceae como modelo biológico): Prof. Dr. Fernando Franco (UFSCAR).

Palestra 1 (Eco-Evo-Devo): Profa. Dra. Tiana Kohlsdorf (FFCLRP-USP).

Palestra 2 (Há Darwin após o 'Origem': Seleção sexual, suas teorias, predições, e poder explicativo): Dr. Danilo Ament (FFCLRP-USP).

Palestra 3 (Ciclos sazonais em fisiologia animal: o intrigante caso de um lagarto hibernante sul-americano): Profa. Dra. Kênia Cardoso Bícego (UNESP).

Palestra 4 (Velhos fósseis, novas tecnologias: reconstruindo o passado com a paleontologia virtual): Dr. Mario Bronzati (FFCLRP-USP).

1. Palestras: são palestras curtas, de uma hora de duração, sendo 45 minutos de apresentação e 15 minutos de debate com a plateia. O objetivo é introduzir linhas de pesquisas relacionadas à Biologia Comparada e suas principais implicações para a sociedade.

2. Palestras magnas: são palestras mais longas, de uma hora e meia de duração, sendo uma hora de apresentação e meia hora de debate com a plateia. O intuito é apresentar novas abordagens envolvendo as ferramentas e aplicações da Biologia Comparada nas mais diversas linhas de pesquisa.

3. Mesas-redondas: terão duração de 2 horas, sendo 30 minutos para cada palestrante, seguidos de 30 minutos de debate. Serão compostas por três palestrantes e um mediador, que poderá ser um dos membros da Comissão Organizadora ou um dos membros do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada. O intuito é debater tópicos controversos da Biologia Comparada, tanto entre os palestrantes, quanto com a plateia, promovendo um diálogo crítico de ideias e de conceitos.

4. Minicursos: serão oferecidos por alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, sob supervisão de seus orientadores, e abordarão temas sugeridos pelos próprios alunos, de acordo com suas linhas de pesquisa. Ao final, será concedido certificado específico para os ouvintes, bem como para os alunos que ministrarem o minicurso. Visa propiciar uma complementação da formação de alunos de Graduação e Pós-graduação em Biologia e áreas afins, ao mesmo tempo em que permite a divulgação das linhas de pesquisa e da produção científica do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada.

5. Sessão de Resumos: os participantes do evento serão convidados a enviar resumos de trabalhos que poderão ser apresentados em forma de pôster ou oral, de acordo com a decisão da Comissão Científica e Organizadora. Os resumos serão pré-avaliados pela Comissão Científica, bem como as apresentações, que serão feitas durante o evento, e haverá premiação para o(s) melhor(es) trabalho(s) com certificado e brinde. Um dos objetivos é permitir a divulgação das linhas de pesquisa e da produção científica em Biologia Comparada e afins, principalmente no Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada.

6. Workshop de Extensão: será composto por palestras sobre Ensino e Biologia, e oficinas sobre tópicos gerais em Biologia Comparada, apresentados por alunos do Programa, e com o intuito de revisar criticamente alguns dos conceitos mais importantes da área, como “Evolução”, “Extinções”, “Sistemática, Taxonomia e Classificação”, “Biogeografia”, “Ecologia e Biodiversidade”. Por se tratarem de temas gerais, será enfatizada uma abordagem de divulgação ao público “não acadêmico”, incluindo professores de Ensino Médio das redes Pública e Privada, mas sem deixar de lado uma análise crítica e atualizada desses temas. Ao final de cada apresentação discutindo os conceitos, o palestrante apresentará uma atividade didática a ser desenvolvida sobre o tema. O Workshop será realizado durante o último dia do evento e fará parte das atividades do Encontro. Neste último dia, porém, será feito também um convite especial a professores de Ribeirão Preto e região, das redes pública e privada, para que participem gratuitamente do Workshop.