Mini-curso 5 -
Por dentro da Floresta da USP: insigths filosóficos sobre Biodiversidade
Responsáveis: Gabriela Cristina Sganzerla Iglesias , Giselle Alves Martins e Fernanda da
Rocha Brando
Descrição/Justificativa:
A percepção da variedade de formas de vida pode ser considerada tão antiga como a própria
autoconsciência da espécie humana (MAYR, 1998), mas o conceito de biodiversidade é bastante
recente. O termo “biodiversidade” apresenta, ao longo da história, diversas concepções e a adotada
para este minicurso será o de Wilson (1997). Para o autor Biodiversidade é “toda variação em
todos os níveis de organização, desde os genes dentro de uma simples população local ou espécie,
até as espécies que compõem parte de uma comunidade local e, finalmente, as próprias
comunidades que compõem a parte viva dos ecossistemas multifatoriais do mundo. A chave
precisa para a efetiva análise da biodiversidade está em cada nível de organização que está sendo
discutido” (WILSON, 1997, p.1). Ainda, tendo em vista que este minicurso pretende discutir a
Biodiversidade de uma forma mais ampla, abordaremos a concepção de Aldo Leopold (1887-
1948) que apresentou suas ideias mostrando a interação do ser humano com o meio. Aldo Leopold
foi um cientista norte-americano que desenvolveu estudos na área da Ecologia. Ao final de sua
vida dedicou-se a escrever um livro que examinaria a relação do ser humano com o mundo natural
(THE ALDO LEOPOLD FOUNDATION, 2016). O livro, intitulado A Sand County Almanac and
Sketches Here and There (1949) apresenta uma série de ensaios sob uma abordagem ecológica,
tratando a relação do ser humano e a natureza, propondo categorias de interação do ser humano
com a Biodiversidade, ou seja, categorias da Estética da Conservação que são contempladas nos
momentos de contato direto com o ambiente natural. Nesse sentido, o autor propõe reflexões a
respeito de uma Ética voltada à Terra. A forma como Lepold aborda a Biodiversidade passa não
só por questões Lógicas, voltadas ao entendimento e formação do conhecimento, mas também pela
Estética e Ética como partes essenciais da interação do ser humano com a natureza.
Objetivos:
- Discutir a Biodiversidade contemplando seus aspectos Estéticos, Éticos e Lógicos;
- Propiciar um estudo do meio a partir de uma experiência sensorial na Floresta da USP-RP;
- Estimular a discussão Ética no desenvolvimento de um jogo de Tomada de Decisão;
- Elaborar projetos de Educação Ambiental como produto final das atividades desenvolvidas.
Observação: Pede-se aos participantes que usem roupas confortáveis para ida a floresta, calçados
fechados, garrafa de água, boné, uso de repelente, etc.