Normas para Submissão de Propostas e Elaboração de Resumos

1. Normas para submissão de propostas (Mesas Redondas, Comunicações Orais e Painéis)
 
São condições para a submissão das propostas de Mesas Redondas, Comunicações Orais e Painéis:
*   Antes de submeter sua proposta de trabalho, é necessário que o apresentador do trabalho esteja inscrito e tenha efetuado o pagamento da taxa inscrição para a II JoTCC;
*   Adequação integral da proposta às normas definidas para cada atividade;
*   Os trabalhos devem ser relacionados à grande área de enfoque Cognitivo-Comportamental (Abordagens Cognitivas, Cognitivo-Comportamentais e Comportamentais) em suas mais diversas áreas de atuação, sendo que sua interface com as mesmas deve estar explícita nos trabalhos;
*   Caso o trabalho seja aceito, o participante/apresentador deve aceitar apresentá-lo no dia e no horário definidos pela Comissão Científica;
*   Cada participante inscrito poderá submeter até uma (1) proposta de mesa redonda, uma (1) proposta de comunicação oral e duas (2) propostas de painéis, não sendo limitada a sua participação como coautor em outros trabalhos submetidos;
*   A submissão de trabalhos será aceita até 02 de Abril de 2012;
*   Os resumos devem ser encaminhados, até a data limite, para o email lapicc@usp.br. Cada resumo de Painéis e Comunicações Orais deve ser encaminhado em um documento de Word individual. No caso das Mesas Redondas os (três ou quatro) resumos de todas as falas dos participantes devem ser encaminhados em um único documento de Word pelo coordenador da mesa;
*   Os simpósios, conferências e sessões especiais serão apresentados apenas por convidados da organização do evento.
 
1.1. Mesas Redondas:
Estas atividades devem ser de integração entre teoria e prática, de considerável aprofundamento, sendo seu proponente portador de no mínimo título de mestre. Podem ser proponentes de mesas redondas também especialistas com comprovada experiência na área de atuação do trabalho a ser submetido.
As mesas redondas serão compostas de três a quatro participantes, preferencialmente de duas ou mais instituições diferentes, com 15 minutos de apresentação cada, seguida de debate. Os participantes apresentam contribuições complementares, ou pontos de vista diferentes ou mesmo divergentes sobre um mesmo tema relevante para uma das abordagens do enfoque Cognitivo-Comportamental.
Estas atividades devem ser propostas por um coordenador, a quem caberá submeter os resumos de todos os integrantes da mesa. Assim, o coordenador deverá submeter 4 ou 5 resumos: um resumo geral da mesa redonda, um resumo de cada um dos apresentadores (que podem ser 3 ou 4 no total). Também caberá ao coordenador zelar pela unidade e coerência das apresentações, bem como da observância do tempo de cada participante.
 
1.2. Comunicações orais:
As comunicações orais são trabalhos de apresentação individual sobre relatos de pesquisas ou ações/intervenções em uma das abordagens do enfoque Cognitivo-Comportamental. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa ou da intervenção contendo: título, autores, filiação, introdução, método, resultados, discussão e referências (seguindo as normas da APA). Estas atividades serão organizadas em sessões, coordenadas por um participante indicado pela organização do evento, onde cada apresentador terá entre 10 e 15 minutos de apresentação, seguida de debate.
 
1.3. Painéis:
Os painéis são trabalhos gráficos sobre relatos de pesquisas ou ações/intervenções em uma das abordagens do enfoque Cognitivo-Comportamental. Eles deverão apresentar uma síntese da pesquisa ou da intervenção contendo: título, autores, filiação, introdução, método, resultados, discussão e referências (seguindo as normas da APA). Seu tamanho deverá ser de 80 centímetros de largura e 1 metro de comprimento.
Deverão apresentar qualidade estética e ser atrativos aos participantes. Cada painel precisa facilitar a visualização das informações, maximizando figuras, esquemas e tabelas, com letras impressas em tamanho que se possa ler a 2 metros de distância. Para tanto são indicados os usos dos seguintes tamanhos de fonte: no título (mínimo 45 e máximo 60); no nome dos autores e instituição (mínimo 30 e máximo 32); nos subtítulos (mínimo 35 e máximo 40) e no corpo do trabalho (mínimo 25 e máximo 35). As indicações são para fontes Arial e Times New Roman, no caso de outras fontes usar tamanho compatível com os indicados.
Os materiais necessários para afixar o painel para exposição é de responsabilidade dos autores. Cada painel ficará exposto durante um dia em suporte apropriado (providenciado pela organização do evento), e no dia indicado para a exposição, pelo menos um dos autores deverá permanecer ao lado de seu painel no horário de 13h às 14h. Os painéis serão avaliados segundo as normas indicadas acima, além dos aspectos científicos, e haverá premiação dos mesmos pela comissão científica do evento.

 
2. Normas para elaboração de Resumos
 
Os resumos devem atender às Normas para submissão de Resumos. Ressaltamos que é de suma importância que as normas descritas a seguir sejam observadas em todos os seus aspectos (número de palavras, formato, com explicitação de objetivos, embasamento teórico, método detalhado, resultados, conclusões, filiação dos autores, indicação do apresentador e palavras-chaves).
*   Os resumos de pesquisa ou intervenção submetidos para apresentação devem referir-se a um trabalho concluído, ou em avançada fase de análise, que contribua para o conhecimento na área.
*   O resumo deve conter entre 400 e 500 palavras e ser preparado no editor de texto Word for Windows 2000 em diante, justificado, usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço simples entre linhas.
*   O título do resumo deve vir em letras maiúsculas e em negrito. Na mesma linha, em itálico, seguem os nomes completos dos autores e, por extenso e entre parênteses, o departamento ou laboratório (opcional), instituição, cidade e estado. Usar siglas somente para o estado.
*   Na linha seguinte indicar três palavras-chave que identifiquem o trabalho.
*   O nome do expositor/apresentador do trabalho deve vir sublinhado e seu email deve ser inserido duas linhas abaixo do resumo, sendo indicada logo abaixo a categoria do trabalho, a saber, Mesa Redonda, Comunicação Oral ou Painel.
*   Abaixo das informações acima citadas, indicar o apoio financeiro e/ou bolsas.
*   O texto deve ser contínuo, sem parágrafos, subtítulos, referências, tabelas, nem figuras.
*   Os resumos devem apresentar claramente os objetivos do trabalho, sem indicação de referências, incluindo-se os aspectos mais relevantes da literatura na área. Devem descrever materiais e métodos, envolvendo participantes, equipamentos, técnicas e outras estratégias utilizadas. A descrição dos resultados deve conter a síntese do que foi obtido e, se for o caso, explicitar as medidas e os resultados de provas estatísticas ou outras técnicas aplicadas. A discussão e conclusão devem estar baseadas nos dados apresentados, sendo conveniente que sejam feitas referências aos objetivos ou hipóteses anteriormente descritas.