IV Encontro Internacional de Música



Adriana Giarola Kayama

Possui graduação em Bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes - UNICAMP(1985), mestrado em MESTRADO pela University of Washington(1987) e doutorado em DOUTORADO EM ARTES MUSICAIS pela University of Washington(1990).


Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas, Membro de corpo editorial da Música Hodie, Membro de corpo editorial da OuvirOUver (Uberlândia), Membro de corpo editorial da Per Musi (UFMG) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Alessandro Santoro

Alessandro Santoro Nascido no Rio de Janeiro e filho do compositor e maestro Claudio Santoro, começou seus estudos de piano na Alemanha. Aos 11 anos foi premiado no “Deutsches Mozartfest”, aos 12 recebeu o Prêmio de Estímulo da “Musikhochschule Mannheim” e conquistou o 2º lugar no “Jugend Musiziert”, assim como o Prêmio de melhor Intérprete de Música Contemporânea.


Aos 16 anos, já sob a orientação de Nise Obino, abriu a temporada oficial de concertos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro como solista de sua orquestra, com excelentes críticas.


Em 1985, conquistou uma das 4 vagas do Conservatório Estatal Tchaikovsky de Moscou, sendo aceito na classe de Elena Richter (aluna de H. Neuhaus) e recebendo uma bolsa de estudos da União Soviética. Em 1991 terminou sua pós graduação na União Soviética, recebendo o título de “Master of Fine Arts” como pianista concertista, acompanhador, camerista e professor.


Após participar do Festival Internacional de Música de Samara, Rússia, formou um Duo com o violinista brasileiro Luis Gustavo Surgik, obtendo grande sucesso numa série de concertos no Brasil e no exterior.


Paralelamente as suas atividades como músico, Alessandro também é o responsável pela criação, manutenção e atualização do “website” www.claudiosantoro.art.br, que hospeda informações sobre a vida, assim como o catálogo completo da obra do compositor e maestro Claudio Santoro.


Atualmente é professor de cravo e baixo continuo na EMESP em São Paulo.

Ângelo José Fernandes

Natural de Itajubá/MG, é Doutor e Mestre em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Especialista em Regência Coral e graduado em Música com habilitação em piano pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG.


Iniciou seus estudos musicais em Itajubá/MG, tendo ingressado na universidade no ano de 1991, onde foi aluno de Eduardo Hazan e Lucas Bretas (piano), Amin Feres e Vânia Soares (canto lírico), Eliane Fajioli (técnica vocal e co-repetição), Berenice Menegale (didática pianística), Sérgio Magnani (história da música), Iara Fricke Matte e Carlos Alberto Pinto Fonseca (regência coral) além de outros.


Em Campinas foi orientado pelo Prof. Dr. Eduardo Östergren (Mestrado) e pela Profa. Dra. Adriana Giarola Kayama (Doutorado). Atualmente, estuda canto sob a orientação do professor e barítono Inácio de Nonno (Rio de Janeiro).

Courtney Sherman

Soprano, possui mestrado em performance teatral em ópera/musical e Doutorado em performance vocal na Arizona State University. Seus principais papéis incluem Susanna em “The Marriage of Fígaro”, Pamina em “Die Zauberflöte”, Blanche em “Dialogues of the Carmelites” e Der Komponist em “Ariadne auf Naxos”.


Drª Sherman tem realizado solos de soprano na Missa de Bach em B-Menor, Carmina Burana de Orff, Vesperae solennes de Confessore de Mozart, Messias de Handel, entre outros, e tem realizado uma ampla gama de repertório de canção arte.


Ela é professora assistente de voz na UW-Green Bay, ministrando cursos tanto para a música como programas de teatro. Dr.ª Sherman atuou recentemente como o regente e diretora musical para a performance de Cabaret na UW-Green Bay.

David Severtson

Desde 2007, o Dr. David Severtson coordenou o programa de piano na Universidade de Wisconsin-Green Bay. Ele ensina piano de classe e estúdio, pedagogia do piano e cursos de educação geral.


Antes de ensinar na UW-Green Bay, ele lecionou no Luther College em Decorah, Iowa e Macalester College, em St. Paul, Minnesota.

Fábio Cury

Fábio Cury graduou-se em fagote na UNICAMP, em 1991, sob a orientação de Paulo Justi e, logo em seguida, na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD), integrou até 1994 a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann, na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover.


Recebeu o título de Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, em 1999, e o de Doutor em Música pela Universidade de São Paulo, em 2011.


No Brasil teve passagens como fagotista principal pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente divide seu tempo entre: a atividade pedagógica e acadêmica, como professor da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade Cantareira, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e do Conservatório de Tatuí; a Camerata Aberta, grupo de música contemporânea da EMESP; a Orquestra Sinfônica Municipal; e a carreira de solista, apresentando-se frente aos mais prestigiados grupos sinfônicos e camerísticos nacionais.


Fábio Cury é representante da firma Püchner no Brasil e toca com o fagote modelo superior.

Flavio Cardoso de Carvalho

Doutor em Música - Canto - pela Universidade Estadual de Campinas (2005), atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Curso de Graduação em Música e Mestrado em Artes.


Tem experiência na área de Música, atuando principalmente nos seguintes temas: musicologia histórica, ópera brasileira e canto erudito brasileiro.

Geisa Felipe

Nascida no Rio de Janeiro, Geisa Felipe começou seus estudos de Flauta Transversa com Celso Woltzenlogel na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve ainda como professores no Brasil, Eduardo Monteiro e Renato Axelrud.


De 2004 a 2008 estudou com Prof.Felix Renggli na Escola Superior de Música de Freiburg, na Alemanha. Por esta instituição obteve com nota máxima o Diploma de Artista e ainda nota máxima com honra ao mérito o altamente seletivo Diploma no referido país, o de Solista.


Geisa Felipe é premiada em muitos concursos nacionais, como I Nelson Freire, I e III da Associação Brasileira de Flautistas, Jovens Solistas Armando Prazeres, IX Rotary Internacional, entre muitos outros. Única brasiliera a participar do grande Concurso Jean-Pierre Rampal de 2008, em Paris, participou do Internacional de Flauta Jeunesses Musicales,em Belgrado, na Sérvia, em 2007, no mesmo ano passou para o a segunda fase do Concurso Internacional de Flauta Maxence Larrieu, em Nice, na França,em ainda em abril do mesmo ano ganhou segundo lugar no Concurso Internacional de Flauta do "Flute Meeting", em Volos, na Grécia.


Como solista esteve à frente das orquestras: Sinfônica Brasileira (OSB), Petrobrás Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica da UFRJ, Sinfônica da UNICAMP, OSB Jovem. Em 2003 foi solista convidada da OSB no Projeto Aquarius dedicado a Mozart e ao Sr.Roberto Marinho, na praia de Botafogo, com público estimado em 50.000 pessoas.

Guida Borghoff

Pianista recitalista e camerista, é professora na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais onde, paralelamente à docência, desenvolve atividades de pesquisa e extensão, especialmente dedicadas à divulgação da música brasileira, através do grupo Resgate da Canção Brasileira e do selo de gravação e edição de música brasileira, Minas de Som, sediado na mesma universidade.


Seus trabalhos de maior destaque incluem a criação e direção do espetáculo Villa-Lobos das Crianças, que recebeu diversos prêmios da crítica (1987) e gravações como as Serestas de Villa-Lobos, com Céline Imbert (1987), Canções de Liszt, com Reginaldo Pinheiro (2009) e a Obra para violino e piano de Guerra-Peixe (2012).

Joel Gisiger

Joel Gisiger nasceu em São Paulo em 1968. Estudou com Benito Soares Sanchez, Washington Barella e Lothar Koch. Graduou-se na Faculdade Mozarteum, e recebeu uma bolsa para a Academia da Filarmônica de Berlin, onde estudou por dois anos. Atuou como primeiro oboé solista convidado da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo em 1996.


Como solista, apresentou-se à frente de orquestras como Osesp, Teatro Municipal de São Paulo, Ribeirão Preto e outras. Ingressou na Osesp como primeiro oboé-solo em 1988. Desenvolve atividade pedagógica na EMESP, Instituto Baccarelli, Faculdades Cantareira, Conservatório de Tatuí e na Academia da Osesp.

Luciana Monteiro de Castro

Natural de Belo Horizonte, formou-se em Canto com Elsa Saque no Conservatório Nacional, em Lisboa, e com Marilene Gangana na UFMG, aí concluindo Mestrado em Performance e Doutorado em Literatura Comparada, com ênfase no estudo da canção brasileira.


Foi solista em obras como II Sinfonia de Mahler, IX Sinfonia e Missa em Dó de Beethoven, Te Deum de Bruckner, Paixão Segundo S. João e S. Mateus de Bach, Requiem de Mozart e Messias de Händel, sob a regência de nomes como David Machado, I. Karabtchevsky, Silvio Viegas, Emilio de Cesar, Marcelo Ramos, Roberto Tibiriçá, dentre outros.


Na ópera, Cantou Carmen de Bizet, Dido de Purcell, Orfeu de Gluck e recentemente atuou como Meg Page, em Faustaff de Verdi, Condessa de Coigny, em Andrea Chenier, de Giordano e Suzuki, em Madame Butterfly, de Puccini.


Foi professora de Canto na Universidade do Estado de Minas Gerais por 9 anos e desde 2002 leciona na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Nessa instituição, atua nos cursos de graduação e mestrado e faz parte do grupo de pesquisa Resgate da Canção Brasileira.


Coordena na UFMG o Projeto de Extensão Selo Minas de Som que, integrado à pesquisa, trabalha com a gravação e a edição de obras brasileiras de concerto. Há 11 anos trabalha com a pianista Guida Borghoff, com quem já se apresentou em mais 60 concertos no Brasil e exterior, tendo o duo gravado o cancioneiro de Nepomuceno e da compositora Helza Camêu.

Nivaldo Orsi

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Tatuí, na classe de José Teixeira Barbosa. Teve aulas com Leonardo Righi, Luiz Gonzaga Carneiro e Gunther Pusch, entre outros.


Foi premiado em vários concursos nacionais, entre eles o Concurso Jovens Solistas da Osesp de 1983. Bacharel em música pela Unicamp, foi 1º clarinetista das orquestras Sinfônica Municipal de Campinas e Sinfônica da Unicamp, além de professor de clarineta na Escola Livre de Música e professor pró-tempore do curso de bacharelado, ambos da Unicamp.


Foi professor da Faculdade Mozarteum de São Paulo. Atualmente, é membro do quinteto de clarinetas Sujeito a Guincho e, desde 1999, claronista da Osesp.

Sarah Meredith

Em toda a Europa, os EUA e América do Sul, SARAH MEREDITH LIVINGSTON tem atuado como solista, recitalista, professora de masterclass e jurada.


Sra. Meredith Livingston, nativa de Iowa, é atualmente Professora Associada de Música, Mulheres e Estudos de Gênero e Estudos Globais da Universidade de Wisconsin-Green Bay, onde ela ensina voz aplicada, Dicção para Cantores, Oficina de Ópera e Teatro musical e Mulheres nas Artes Performáticas, bem como Seminário de Ópera.


Ela recebeu graus de Iowa State University, (BS, 1974; BM, 1975), Northwestern University, Evanston, Illinois, (MM, Educação Musical / Performance Vocal), Hochschule für Musik, em Hamburgo, Alemanha, (Auslander Diplom,1978-1980 ), e da Universidade de Iowa, em Iowa City, Iowa (DMA, Voice Performance / Opera, 1987).

Realização






Apoio