Sub-projeto 9: O analfabetismo funcional, a não aprendizagem e a violência
Proponente: Fátima Starling e mais um professor bolsista EPI.


Introdução

Analfabeto funcional é a pessoa que mesmo sabendo ler e escrever frases simples, não possui as habilidades necessárias para satisfazer as demandas de seu dia-a-dia e se desenvolver pessoal e profissionalmente. (HADDAD) Não seriam esses alunos, à margem dos processos pedagógicos vítimas de bullying, que constituem se nos “problemáticos”?


Objetivo

A pesquisa pretende investigar os processos de avaliação da escola, a avaliação de competência em resolução de operações elementares de matemática e compreensão de pequenos textos, e a relação de tais dados com os índices de indisciplina e violência escoolar. Pretende-se comparar esses dados da pesquisa, com aqueles divulgados em nível nacional, pelo INEP - Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais. De uma mera avaliação do nível de ensino, pretende-se pensar na possibilidade de conscientizar a equipe da escola sobre a necessidade de envidar esforços para reverter a situação dos alunos citados, através dos programas de Recuperação e Reforço da própria Secretaria Municipal da Educação, ou procurando, numa próxima etapa, estabelecer parcerias para oferecer apoio psicopedagógico a esses alunos.


Cronograma

- Outubro a Dezembro/04: Organização de todo o sistema de coleta de dados: dados gerais de cada escola, freqüência de situações de indisciplina e violência na escola, níveis de produtividade dos alunos.

- Janeiro a Fevereiro/05: Criação de um banco de dados na escola e uma cultura de avaliação.

- Março a Junho/05: realização de reuniões com alunos e professores com o objetivo de se discutir o processo de avaliação. Registro sistemático de dados referentes a episódios de indisciplina, violência e níveis de aprendizagem.

- Julho a Agosto/05: Análise dos dados. Elaboração de um sistema de avaliação que oriente as ações pedagógicas e alimente o banco de dados do projeto.

- Setembro/05: Elaboração do relatório de pesquisa.


Bibliografia

ANDRÉ, Marli (org.). (2001) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus Editora.
HADDAD, (2000)Cadernos Cedes,. Analfabetismo funcional. Cap.1. Marco conceitual e relevância do estudo. Campinas: Unicamp
MAINARDI, D. (2003). Escola é perda de tempo. Revista Veja. 24 de setembro de 2003.
PAÏN, S.(1995) Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem.Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas
PLANO Nacional da Educação, Lei nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001.
PERRENOUD, P. (2000). Pedagogia diferenciada – Das Intenções à Ação. Porto Alegre: Artmed.
PERRENOUD, P. (2000). Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.