Introdução
Como se dá o processo de apreensão e significação de textos jornalísticos e literários sobre violência, por parte de alunos do ensino fundamental e que sentidos a leitura produz para sua existência cotidiana? Tornaria mais fácil o aprendizado e, conseqüentemente, o entendimento dos textos a partir de sua relação com o cotidiano do educando? A contextualização de suas emoções vividas no dia-a-dia poderia servir de gancho para uma melhor compreensão das representações textuais já existentes? Quanto que um poema, um texto sintético ou hipertexto acompanhado de imagem pode expressar de suas experiências?
Objetivo
Verificar o processo de atribuição e produção de sentidos para a existência cotidiana, por parte de alunos do ensino fundamental, a partir da leitura de textos literários (poéticos ou não) e jornalísticos.
Método: de análise da produção de sentidos a partir das práticas discursivas. Os alunos serão convidados a ler textos jornalísticos, poéticos, e a produzirem textos criativos em oficinas de expressão.
Cronograma
- Outubro a Dezembro/04: Levantamento da literatura e escolha de textos jornalísticos e literários que tenham como tema o fenômeno da violência entre os homens.
- Janeiro a Fevereiro/05: Preparação de instrumentos: questionário para aplicação no início das aulas sobre hábitos de leitura dos alunos.
- Março a Abril/05: Aplicação de questionários e indicação de leituras sobre violência.
- Maio a Agosto/05: Oficinas de produção de textos e análise de textos e redações de alunos sobre violência.
- Setembro/05: Elaboração do relatório de pesquisa.