Sub-projeto 6: Caracterização psicossocial de famílias e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco
Proponente: Carolina Tango e mais 2 bolsistas EPI


Introdução

A relação entre famílias em situação de vulnerabilidade e risco, onde a violência circula cotidianamente e o comportamento agressivo de adolescentes escolares, parece cada vez mais evidente. O mau comportamento desses adolescentes no ambiente educacional é muitas vezes a representação da violência que sofrem em casa e como é uma repetição, geralmente dificulta a escola perceber que por detrás de uma conduta indisciplinada ou destrutiva pode estar um pedido de auxílio para enfrentar as dificuldades com relação à sua família. Conhecer essas famílias violentas que submetem os alunos à condições degradantes, suas condições sociais de vida as dificuldades que enfrentam e as formas de violência que produzem, essa é a motivação desse projeto.


Objetivo

Caracterizar as famílias “violentas e em condições de vulnerabilidade e risco”, escolhidas dentre escolares que tenham recorrentemente se envolvido em episódios graves de violência. Tentar estabelecer um vínculo amistoso e cooperativo com adolescentes problemáticos, visando incluí-los efetivamente no processo pedagógico. Buscar a efetiva interdição da violência na família e no limite recorrer ao Conselho Tutelar.


Método

Serão aplicados questionários e realizadas entrevistas com alunos envolvidos freqüentemente em episódios graves de violência, principalmente destruição do patrimônio da escola e agressão física contundente à colega ou ao professor. Serão também realizadas entrevistas com mães e pais e visitas domiciliares, buscando-se informações sobre condições de vida e moradia, bem como sobre a dinâmica familiar desses adolescentes que supõe-se estejam em situação conflitiva no grupo familiar.


Cronograma

- Outubro a Dezembro/04: Análise das ocorrências de violência de modo a detectar situações e indivíduos recorrentemente envolvidos em episódios de violência.

- Janeiro a Fevereiro/05: Preparação de instrumentos: questionário para o aluno, questionário para o professor.

- Março a Abril/05: Aplicação de questionários e entrevistas com alunos freqüentemente envolvidos em episódios de indisciplina.

- Maio a Agosto/05: Entrevistas com pais e mães e visitas domiciliares.

- Setembro/05: Elaboração do relatório de pesquisa.