Sub-projeto 5: Representações sociais de poder e os mecanismos de decisão coletiva
Proponentes: Mario Celso de Freitas e Luzia Martinez e mais dois professores bolsistas


Introdução

Um dos grandes problemas da escola atual é o exercício do poder, a gestão democrática da escola e o respeito às regras de convivência. A autoridade do diretor na escola e do professor em sala de aula é freqüentemente questionada. Os mecanismos de discussão (reuniões de professores) e decisão coletiva (conselho de escola) funcionam democraticamente? Como se constitui nas relações escolares a noção de cidadania e o exercício dos direitos e deveres? Como se constrói um processo mini-constituinte em que o coletivo da escola elabore um regimento interno? Estas são as questões norteadoras do presente estudo.


Objetivo

Investigar as representações de poder bem como os mecanismos de reunião e deliberação do coletivo da escola, visando compreender os processos constitutivos de cidadania, para que se possa subsidiar a implantação de um processo mini-constituinte.


Método

Etnográfico: Serão observadas as reuniões de professores e do conselho de escola. Os sujeitos (alunos, professores, funcionários e diretor) serão entrevistados com relação à temática da gestão da escola e relações de poder. A escola será estimulada a se envolver num processo de discussão coletiva visando restaurar a noção de assembléia, como vontade soberana da maioria.


Cronograma

- Outubro a Dezembro/04: Observação da dinâmica da escola, seu clima, bem como reuniões de professores e conselho de escola.

- Janeiro a Fevereiro/05: Entrevistas com professores, diretores e funcionários.

- Março a Abril/05: Discussões em sala de aula no formato de assembléia, visando preparação e decisão com relação à revisão do regimento interno.

- Maio a Agosto/05: mini-constituinte.

- Setembro/05: Apresentação de um documentário sobre o processo e elaboração do relatório de pesquisa.


Bibliografia

Chaui, M. O que é ideologia. 12ª ed. São Paulo, Brasiliense s. a. 1983
Foucault, M. Vigiar e Punir. 26ª ed. Petrópoles, Vozes, 2002.
Gramsci, A. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 3ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.