Introdução
A experiência cotidiana na dinâmica escolar com a violência e crueldade simbólica, chama a atenção para a carga psíquica que o professor carrega no dia-a-dia da sala de aula e da escola. A ansiedade, a depressão e o stress agravam-se e, no limite, prejudicam e impedem a prática didática consistente, bem como sua modernização; entender os fatores que concorrem para agravar o quadro e pensar para a possibilidade da amenização e prevenção, esta é a perspectiva desse projeto. A saúde da escola reflete-se em seu “clima, estressante ou estruturante” que também será objeto de investigação e intervenção.
Objetivo
Acompanhar longitudinalmente uma amostra de professores, indicados pela direção e coordenação, avaliando níveis de stress, ansiedade, depressão, visando fornecer subsídios para estratégias de melhoria das condições de saúde dos sujeitos investigados; bem como incentivando-os à produção didática inovadora e o acesso às tecnologias da informática.
Método
Psicopedagogia Operativa: Os sujeitos serão acompanhados durante oito meses através de entrevistas individuais semi-abertas, com base no núcleo temático saúde-doença e condições de trabalho e aplicadas escalas de avaliação de stress e ansiedade, ao início, meio e final do processo de investigação.
Cronograma
- Outubro a Dezembro/04: Levantamento da literatura e métodos de investigação científica, delineamento do projeto de investigação.
- Janeiro a Fevereiro/05: Análise de procedimentos e instrumentos. Definição das escalas de ansiedade e stress a serem utilizadas.
- Março a Abril/05: Estudo-piloto. Entrevista e aplicação da escala em um professor, para treino de manejo e verificar a adequação do instrumento.
- Maio a Agosto/05: Entrevistas e aplicação das escalas em amostra de 10 (dez) professores.
- Setembro/05: Apresentação da pesquisa e elaboração de artigo científico.
Bibliografia inicial
Dejours, C. A loucura no trabalho
Aquino, J.G. Confrontos na sala de aula: uma leitura institucional da relação professor-aluno. São Paulo: Summus, 1996.
Pichon-Rivière, E. O Processo Grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.