Sub-projeto 2: Manejo da indisciplina e agressão na escola e na sala de aula.
Proponente: Célia Gomes e mais dois professores bolsistas EPI


Introdução

Nas relações de poder e saber, estabelecidas nas escolas encontram-se, continuamente, divergências e oposições, em todos os seus segmentos que, se não administradas adequadamente, geram conflitos que têm como conseqüências atitudes de desrespeito, afrontas e agressão.


Objetivos Principais

Subsidiar a escola, com o registro, análise e acompanhamento dos casos graves de indisciplina e agressão. Pensar, articular e otimizar estratégias de controle e prevenção da agressividade na sala de aula e na escola, bem como, situações de comprometimento do processo pedagógico.

Objetivos Específicos

Incrementar, como uma prática pedagógica exemplar, o manejo da indisciplina e agressividade na sala de aula; estimular, no ambiente escolar, uma cultura de convivência tolerante, embasada na cooperação e respeito-mútuo. Envolver sutilmente, os colegas professores, num clima de interesse que favoreça a abertura para um novo comportamento em seu trabalho pedagógico.

Cronograma

- Outubro a Dezembro/2004: Ser ao mesmo tempo, sujeito e observador nas atividades de elaboração de normas comuns da ação dos professores em relação à indisciplina e agressividade.

- Janeiro e Fevereiro/2005: Colaborar na criação coletiva de instrumentos para registro, controle e acompanhamento de casos de indisciplina, buscando diminuir a freqüência de encaminhamentos de casos corriqueiros para a diretoria e coordenação.

- Março a Maio/2005: Monitorar periodicamente, o registro das ocorrências de indisciplina na escola, fornecendo feedback para replanejamento das ações de controle.

- Junho a Agosto/2005: Oferecer suporte teórico aos professores, funcionários e direção da escola sobre essa questão nas reuniões programadas pela escola. Estimular a prática do diálogo e negociação para resolução de conflitos.

- Setembro/2005: Elaboração do relatório de pesquisa e artigo científico.


Bibliografia

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GUARESCHI, N. “A criança e a Representação Social de Poder e Autoridade: negação da infância e afirmação da vida adulta”. Em: Spink, M. (org) O Conhecimento no Cotidiano: As Representações Sociais na perspectiva social. São Paulo: Brasiliense, 1993.
GUIMARÃES, A.M. A dinâmica da violência escolar. São Paulo: Asso, 1998.
GUIMARÃES, A.M. Site: http://www.lite.fae.unicamp.br/revista/artigos.htm