Sub-projeto 11: Gerenciadores da rede (network) e o princípio da subsidiariedade.
Proponentes: 4 bolsistas EPII (nível 2)


Introdução

Sem gerenciamento competente a rede enquanto network não funciona em seus máximos potenciais. Na cultura do autoritarismo florescem os mecanismos de centralização baseados na burocracia e morosidade, manietando os processos de informação e conhecimento.O princípio da subsidiariedade procura definir competências e níveis de responsabilidade nas diversas esferas da rede.


Objetivo

Investigar os processos de mediação e negociação necessários ao funcionamento da rede (network), de acordo com o princípio da subsidiariedade.


Cronograma


- Outubro a Dezembro/04: Estudo do princípio da subsidiariedade e contacto com agentes chaves na guarda municipal, polícia militar, secretaria municipal da educação, divisão regional de ensino e diretores de escola.

- Janeiro a Fevereiro/05: Discussões sobre a viabilidade da utilização do princípio na rede (network).

- Março a Junho/05: Preparação, realização e avaliação do seminário sobre o princípio da subsidiariedade e a rede (network), envolvendo autoridades municipais, estaduais e escolares.

- Julho a Agosto/05: Análise dos dados. Elaboração de um documento para fomentar a discussão e aplicação do princípio nas unidades educativas.

- Setembro/05: Elaboração do relatório de pesquisa.