Sub-projeto 10: A Rádio-escola e a brinquedoteca lúdica e terapêutica
Proponente: Neide Colpaert e mais um professor bolsista EPI


Introdução

O grande desafio da escola atual é a constituição de um espírito coletivo de equipe e sua integração com a comunidade. Para tanto serão utilizados como dispositivos a rádio-escola e a brinquedoteca. O objetivo da rádio-escola é colocar o coletivo em comunicação, propiciar eventos da escola e incentivar as produções culturais, científicas e artísticas de alunos e professores. Essas produções, através do método da brinquedoteca, serviriam para ativar e interferir diretamente na dinâmica familiar do educando, de modo a sincronizá-la para que possa estimular o aluno no seu desenvolvimento escolar.


Objetivo

Investigar a função da rádio-escola na união da escola e da brinquedoteca e do jogo simbólico na reativação de relações familiares.


Método

Semiótico/Simbólico. Serão escolhidos grupos de alunos para ajudar na programação e execução da rádio-escola. A partir de informações de professores, serão escolhidos alunos com queixas reiteradas de rejeição familiar. Será realizado um grupo lúdico com esses alunos, de modo a se implantar uma sistemática de tarefas a serem realizadas por eles e seus pais, através de brinquedos, jogos simbólicos e narrativas de estórias e contos de fadas.


Cronograma

- Outubro a Dezembro/04: Organização das rádio-escolas, binquedotecas e grupos de alunos.

- Janeiro a Fevereiro/05: Criação de uma programação científico-cultural na escola para o funcionamento da rádio e da brinquedoteca.

- Março a Junho/05: Utilização da rádio-escola e da brinquedoteca como ativadores dos processos de representação coletiva e criação de um clima de produção científica e cultural. Registro sistemático de práticas exemplares e sua divulgação.

- Julho a Agosto/05: Análise dos dados. Elaboração de um documentário da rádio-escola e brinquedoteca.

- Setembro/05: Elaboração do relatório de pesquisa.


Bibliografia

NAUMBURG, M. A arteterapia: seu escopo e função. Em: HAMMER, E. F. Aplicações clínicas dos desenhos projetivos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1991.
PAÏN, S. e JARREAU, G. Teoria e técnica da arte-terapia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
WINNICOTT, D. W. (1963) Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. Em: O ambiente e os processos de maturação: estudos sobra a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
WINNICOTT, D. W. (1971) O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.