Introdução
"Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das telecomunicações e da informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante dos dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão e audição são capturados por uma informática cada vez mais avançada." (Pierre LEVY, As tecnologias da inteligência.) Vivemos hoje em uma destas épocas limítrofes na qual toda a antiga ordem das representações e dos saberes oscila para dar lugar a imaginários, modos de conhecimentos e estilos de regulação social ainda pouco estabilizados. (17) A tecnologia chegou numa avalanche de dados. As pessoas hoje são excluídas por não estarem tão bem informadas do mundo maravilhoso e milagroso da tecnologia. A corrida por maiores informações aumenta a cada dia pela necessidade da inclusão. Na busca da escola sonhada, devemos refletir qual o tipo estratégico de comunicação que estamos articulando. Experimentar novas formas de linguagem é um desafio para o educador. Somos desafiados a inverter o olhar, refletir e repensar situações que nos são tão solidificadas.
Justificativa
Nossas crianças e adolescentes estão descomprometidos com uma escola que não faz parte do universo deles. Existe um mundo de imagens e áudios complexos a serem explorados que diferem muito de lousa, giz, papéis, canetas e lápis por mais belos que sejam seus designers. Essa falta de estímulo deflagra num comportamento apático ou agressivo que é uma das causas da violência nas escolas. O professor da escola pública precisa se inteirar e desenvolver estratégias inovadoras que seduzam o aluno. Esse projeto tem como suporte os recursos tecnológicos ligados à construção de conhecimentos integrados às novas mídias como computador, retroprojetor, vídeo, televisão, máquinas de fotografia e filmagem, aparelho de som com microfone alcançando uma melhor comunicação, rádio escola etc, para despertar o interesse e gosto pelo aprendizado, levando assim a uma diminuição do comportamento agressivo. Precisamos reconhecer que a qualidade da aprendizagem produzida pela tecnologia está relacionada com a forma como se utiliza a tecnologia e não com a sofisticação da mesma.
Objetivo
Esse projeto visa investigar métodos e didáticas disponíveis no campo da tecnologia educacional, buscando sua adaptação para o ensino da rede pública do ensino fundamental de quintas a oitavas séries, experimentando essa nova construção do saber e trocando informações com os colegas, contagiando-os na possibilidade de atingir melhores resultados no desafio do uso da nova didática multimídia.
Métodos
Utilizar-se-á o método monográfico para desenvolver uma pesquisa envolvendo leitura da bibliografia especializada em tecnologia educacional, buscas nos sites especializados na web, contato com professores que vêem procurando inovar sua prática didática. Será aplicado um questionário em todos os professores da escola, que se dispuserem a respondê-lo investigando o uso da tecnologia como prática pedagógica e as dificuldades, resistências à adoção da mesma.
Serão sistematizados os dados levantados visando inventar novas possibilidades de agir em sala de aula, articulando a tecnologia como ferramenta para um ensino moderno. A experimentação e sistematização dessas estratégias, implicará sua disponibilização para outros professores através de um livro/CD.
Cronograma
- Outubro a dezembro de 2004: Levantamento da literatura referente ao tema. Domínio e manejo do equipamento multi-mídia do projeto: filmadora, máquina fotográfica, notebook, projetor multi-mídia, retroprojetor, projetor de slides.
- Janeiro e Fevereiro de 2005: Pesquisa na literatura especializada e recente sobre o tema e esboço do projeto de pesquisa para as devidas correções e adequações.
- Março a Abril de 2005: Pesquisas em artigos, livros, internet e aplicação dos questionários para professores.
- Maio a Agosto de 2005: Levantamento e análise dos dados, estabelecimentos de relações com proposições teóricas sobre o tema da pesquisa. Aplicação e sistematização das tecnologias didáticas inovadoras para outras escolas e educadores.
- Setembro de 2005: Conclusão da análise, elaboração e apresentação de relatório final sobre os resultados obtidos na pesquisa. Elaboração do livro/CD.
Bibliografia inicial:
LÉVY, Pierre. Cibercultura.São Paulo. Editora 34. 1999.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo. Editora 34. 1993.
ACESSO, Steen Larsen-Dr Paed. O computador é um instrumento de laboratório, volume 13 em abril 1999.