O Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador (L@IFE) é um laboratório do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DPE/FFCLRP-USP), criado em setembro de 2001, onde são desenvolvidos projetos de ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO relacionados ao Ensino de Ciências, Geografia e Educação Ambiental.
Os projetos de ENSINO reolacionam-se à
formação inicial de professores da escola básica, envolvendo
licenciandos dos cursos de Licenciatura em Biologia, Química e Pedagogia
desta Faculdade, que desenvolvem atividades de "Estágio Supervisionado",
tais como:
a-) aulas teórico-práticas das disciplinas-estágio
das licenciaturas;
b-) supervisões de estágio; e
c-) preparação e produção de materiais de ensino
e de atividades pedagógicas para o desenvolvimento destes estágios
nas escolas-campo.
Os projetos de EXTENSÃO envolvem:
a-) projetos temáticos;
b-) oficina de ensino de professores da EB;
c-) programa de formação continuada de professores "Teia
do Saber";
d-) visitas monitoradas no L@IFE;
e-) empréstimo de materiais de ensino;
f-) revista Pesquisa em Educação Ambiental.
Os projetos de PESQUISA relacionam-se às atividades dos Grupos de Pesquisa e dos projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado vinculados ao L@IFE.
Público-Alvo
Pela amplitude das atividades desenvolvidas no L@IFE, nos três campos de atuação universitária - ensino, pesquisa e extensão, o público é bastante abrangente e diversificado, atendendo: alunos das licenciaturas da Faculdade; professores e alunos das escolas de Educação Básica de Ribeirão Preto e região; graduandos de outros cursos do campus da USP/Ribeirão Preto e docentes, pesquisadores e colaboradores dos projetos de pesquisa e extensão.
Quem somos
Oo L@IFE é composto por docentes da área de ensino de ciências, geografia e pedagogia da FFCLRP/USP. Conta ainda com um educador ambiental, uma técnica de laboratório, monitores e bolsistas ligados aos projetos de extensão (que também participam do atendimento aos usuários do laboratório), pós-graduandos e membros dos grupos de pesquisa.