Projetos Atualmente Inativos

Projeto Despertando o gosto pela ciência
Coordenação Maurício dos Santos Matos e Daniela Gonçalves de Abreu
Objetivo
Desenvolver experimentos simples com alunos da Educação Infantil e ensino fundamental das escolas públicas de Ribeirão Preto.
Descrição
As ciências naturais são normalmente pouco prestigiadas pelos estudantes do ensino médio que concebem o pensamento científico como sendo algo teórico, abstrato e difícil. Tal concepção se desenvolve desde a educação infantil na qual a criança é privada do aspecto mais lúdico da ciência: o experimento. Neste contexto, este projeto propõe a elaboração e confecção de diferentes materiais didáticos adequados a diferentes faixas etárias de educandos da escola pública reunindo experimentos simples concebidos a partir de materiais caseiros visando uma adequação direta dos experimentos com o cotidiano dos alunos. A preparação dos materiais didáticos será realizada a partir de consultas, seleções e otimizações de experimentos sugeridos em livros didáticos e paradidáticos relacionados ao Ensino de Ciências. Os experimentos serão apresentados e conduzidos juntamente com os educandos em seu próprio ambiente escolar, configurando as atividades desenvolvidas como sendo trabalhos de alcance social beneficiando uma coletividade e revertendo no aprimoramento da formação dos alunos-bolsista envolvidos nas atividades. O objetivo geral deste trabalho é estimular a curiosidade das crianças visando desenvolver nelas uma visão positiva e lúdica da ciência, expressa e contextualizada em materiais simples do cotidiano.
Bolsista  

 

Projeto Uso de novas tecnologias para o desenvolvimento do Currículo na Escola Básica
Coordenação Maurício dos Santos Matos
Objetivo
Desenvolver o Currículo na Escola Básica.
Descrição
A presença da tecnologia na educação é uma realidade na sociedade atual podendo servir como um instrumento didático poderoso no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos científicos. Nesse sentido, o projeto proposto visa a utilização de novas tecnologias para o desenvolvimento do currículo na escola Básica como também na preparação de materiais didáticos alternativos na formação inicial e continuada de Professores de Ciências. A operacionalização do projeto constará de atividades junto aos professores das diferentes áreas de ciência da Escola Básica como também junto aos alunos das diferentes licenciaturas da FFCLRP a partir de cursos de treinamento e preparação de materiais multimídias para uso didático. Paralelamente, serão desenvolvidas contínuas otimizações dos materiais produzidos adequando-os a diferentes finalidades pedagógicas disponibilizando-os, de forma irrestrita, aos professores da rede pública de ensino.
Bolsista  

 

Projeto Confecção e Otimização da Experimentoteca de Ciências para a formação inicial e continuada de professores
Coordenação Maurício dos Santos Matos
Objetivo
Elaborar e otimizar experimentos de ciências da Experimentoteca.
Descrição
O projeto propõe a confecção e otimização de experimentos simples e significativos para as diferentes áreas científicas baseando-se em temas relacionados aos principais conteúdos desenvolvidos na Escola Básica. O trabalho será desenvolvido, de forma contínua, junto aos professores da rede pública de ensino como também junto aos alunos dos diferentes cursos de Licenciatura da FFCLRP compreendendo um número significativo de pessoas, o que confere ao projeto um grande alcance social. As atividades desenvolvidas serão baseadas na confecção e otimização dos experimentos organizados em kits, disponibilizados aos professores da Escola Básica, às aulas dos diferentes cursos de Licenciatura, como também às visitações dos alunos da Escola Básica aos diferentes Departamentos da FFCLRP. Paralelamente, serão oferecidos cursos para a comunidade visando à apresentação e divulgação da experimentoteca bem como atividades de atualização metodológico-pedagógica dos professores dos Ensinos fundamental e médio.
O que são as experimentotecas? São caixas com equipamentos e instruções (procedimentos) para se executar experimentos.
Quais os tipos de experimentos são feitos? São feitas diversas simulações de efeitos naturais, sejam físicos, químicos ou biológicos.
Quem pode usar as experimentotecas? Os professores usam as experimentotecas, fazendo experiências junto com a sala de aula.

Material de orientação disponibilizado pelo CDCC

Bolsista