Projetos Atualmente Inativos
Projeto | Despertando o gosto pela ciência |
Coordenação | Maurício dos Santos Matos e Daniela Gonçalves de Abreu |
Objetivo | Desenvolver experimentos simples com alunos da
Educação Infantil e ensino fundamental das escolas públicas
de Ribeirão Preto. |
Descrição | As ciências naturais são normalmente
pouco prestigiadas pelos estudantes do ensino médio que concebem
o pensamento científico como sendo algo teórico, abstrato
e difícil. Tal concepção se desenvolve desde a
educação infantil na qual a criança é privada
do aspecto mais lúdico da ciência: o experimento. Neste
contexto, este projeto propõe a elaboração e confecção
de diferentes materiais didáticos adequados a diferentes faixas
etárias de educandos da escola pública reunindo experimentos
simples concebidos a partir de materiais caseiros visando uma adequação
direta dos experimentos com o cotidiano dos alunos. A preparação
dos materiais didáticos será realizada a partir de consultas,
seleções e otimizações de experimentos sugeridos
em livros didáticos e paradidáticos relacionados ao Ensino
de Ciências. Os experimentos serão apresentados e conduzidos
juntamente com os educandos em seu próprio ambiente escolar,
configurando as atividades desenvolvidas como sendo trabalhos de alcance
social beneficiando uma coletividade e revertendo no aprimoramento da
formação dos alunos-bolsista envolvidos nas atividades.
O objetivo geral deste trabalho é estimular a curiosidade das
crianças visando desenvolver nelas uma visão positiva
e lúdica da ciência, expressa e contextualizada em materiais
simples do cotidiano. |
Bolsista |
Projeto | Uso de novas tecnologias para o desenvolvimento do Currículo na Escola Básica |
Coordenação | Maurício dos Santos Matos |
Objetivo | Desenvolver o Currículo na Escola Básica. |
Descrição | A presença da tecnologia na educação
é uma realidade na sociedade atual podendo servir como um instrumento
didático poderoso no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos
científicos. Nesse sentido, o projeto proposto visa a utilização
de novas tecnologias para o desenvolvimento do currículo na escola
Básica como também na preparação de materiais
didáticos alternativos na formação inicial e continuada
de Professores de Ciências. A operacionalização
do projeto constará de atividades junto aos professores das diferentes
áreas de ciência da Escola Básica como também
junto aos alunos das diferentes licenciaturas da FFCLRP a partir de
cursos de treinamento e preparação de materiais multimídias
para uso didático. Paralelamente, serão desenvolvidas
contínuas otimizações dos materiais produzidos
adequando-os a diferentes finalidades pedagógicas disponibilizando-os,
de forma irrestrita, aos professores da rede pública de ensino.
|
Bolsista |
Projeto | Confecção e Otimização da Experimentoteca de Ciências para a formação inicial e continuada de professores | ||||||
Coordenação | Maurício dos Santos Matos | ||||||
Objetivo | Elaborar e otimizar experimentos de ciências
da Experimentoteca. |
||||||
Descrição | O projeto propõe a confecção
e otimização de experimentos simples e significativos
para as diferentes áreas científicas baseando-se em temas
relacionados aos principais conteúdos desenvolvidos na Escola
Básica. O trabalho será desenvolvido, de forma contínua,
junto aos professores da rede pública de ensino como também
junto aos alunos dos diferentes cursos de Licenciatura da FFCLRP compreendendo
um número significativo de pessoas, o que confere ao projeto
um grande alcance social. As atividades desenvolvidas serão baseadas
na confecção e otimização dos experimentos
organizados em kits, disponibilizados aos professores da Escola Básica,
às aulas dos diferentes cursos de Licenciatura, como também
às visitações dos alunos da Escola Básica
aos diferentes Departamentos da FFCLRP. Paralelamente, serão
oferecidos cursos para a comunidade visando à apresentação
e divulgação da experimentoteca bem como atividades de
atualização metodológico-pedagógica dos
professores dos Ensinos fundamental e médio.
|
||||||
Bolsista |