Construção de um Calendário Biológico na Creche Carochinha

Coordenação Clarice Sumi Kawasaki e Ana Mello (Creche Carochinha)
Objetivo
Desenvolver atividades pedagógicas junto às crianças e educadores da Creche Carochinha (COSEAS/USP), em torno da construção do Calendário Biológico.
Descrição
Vários fenômenos naturais que se oferecem aos nossos olhos, seja o ritmo das marés, o acasalamento dos animais, a germinação, floração ou frutificação das plantas, a oviposição, o nascimento e a morte, exibem uma regularidade cíclica que se repete ao longo do ano, sinalizando a chegada de um mês ou de uma estação do ano. A mudança de dia para noite ou até mesmo a localização do período ou das horas do dia pode ser percebida por outros fatores, também rítmicos, como a luminosidade e a temperatura. Tais fenômenos naturais, que serviram ou servem de orientação espaço-temporal para várias sociedades são pouco observados atualmente em nossa sociedade. O Calendário Biológico é um calendário que tem como marcadores do tempo estes eventos cíclicos da natureza. O homem moderno pouco observa a natureza e, tampouco, relaciona a ocorrência destes eventos naturais ao tempo. A criança encontra bastante dificuldade em dominar a noção de tempo, pois compreender o tempo requer uma grande capacidade de abstração. A percepção de ritmos internos e externos pode auxiliar a criança na construção da noção de tempo, desenvolvendo a percepção da duração temporal. É em torno da construção deste Calendário Biológico que busca-se realizar uma série de atividades pedagógicas na Creche Carochinha” (iniciado em 1999), buscando desenvolver nas crianças, além desta noção de tempo, habilidades de observação e reconhecimento do seu meio ambiente, percebendo seus ciclos e ritmos. Espera-se que esta proximidade permita à criança, criar vínculos de afetividade com a natureza, interesse pelo seu estudo e valorização de sua preservação, possibilitando sua iniciação aos estudos de ciências e educação ambiental. Há previsão de atividades de observação e de registro (através de desenhos, colagens, pinturas e outras formas de linguagem escrita e falada) de eventos da natureza presentes na Creche Carochinha e no Campus da USP-RP, que buscam aprofundar conhecimentos de biologia e ecologia das plantas, animais e outros aspectos do ambiente, observados e registrados pelas crianças. Há ainda atividades de formação continuada e de aperfeiçoamento dos educadores da creche, através de oficinas e reuniões pedagógicas, para que estes fiquem atentas e conheçam os vários elementos naturais do campus e possam orientar as crianças em suas atividades de observação, registro e estudos. Este projeto possui bolsistas (Programa Bolsa-Trabalho da COSEAS/USP) que organizam encontros educativos, oficinas e estudos do meio com os educadores, bem como, atividades pedagógicas e lúdicas com as crianças. Realizam ainda registro dos principais eventos naturais encontrados no campus visando a construção do calendário biológico e preparam materiais pedagógicos para utilização em atividades com educadores e crianças.
Bolsista