Construção de um Calendário Biológico na Creche Carochinha
Coordenação | Clarice Sumi Kawasaki e Ana Mello (Creche Carochinha) |
Objetivo | Desenvolver atividades pedagógicas junto
às crianças e educadores da Creche Carochinha (COSEAS/USP),
em torno da construção do Calendário Biológico. |
Descrição | Vários fenômenos naturais que se oferecem
aos nossos olhos, seja o ritmo das marés, o acasalamento dos
animais, a germinação, floração ou frutificação
das plantas, a oviposição, o nascimento e a morte, exibem
uma regularidade cíclica que se repete ao longo do ano, sinalizando
a chegada de um mês ou de uma estação do ano. A
mudança de dia para noite ou até mesmo a localização
do período ou das horas do dia pode ser percebida por outros
fatores, também rítmicos, como a luminosidade e a temperatura.
Tais fenômenos naturais, que serviram ou servem de orientação
espaço-temporal para várias sociedades são pouco
observados atualmente em nossa sociedade. O Calendário Biológico
é um calendário que tem como marcadores do tempo estes
eventos cíclicos da natureza. O homem moderno pouco observa a
natureza e, tampouco, relaciona a ocorrência destes eventos naturais
ao tempo. A criança encontra bastante dificuldade em dominar
a noção de tempo, pois compreender o tempo requer uma
grande capacidade de abstração. A percepção
de ritmos internos e externos pode auxiliar a criança na construção
da noção de tempo, desenvolvendo a percepção
da duração temporal. É em torno da construção
deste Calendário Biológico que busca-se realizar uma série
de atividades pedagógicas na Creche Carochinha” (iniciado
em 1999), buscando desenvolver nas crianças, além desta
noção de tempo, habilidades de observação
e reconhecimento do seu meio ambiente, percebendo seus ciclos e ritmos.
Espera-se que esta proximidade permita à criança, criar
vínculos de afetividade com a natureza, interesse pelo seu estudo
e valorização de sua preservação, possibilitando
sua iniciação aos estudos de ciências e educação
ambiental. Há previsão de atividades de observação
e de registro (através de desenhos, colagens, pinturas e outras
formas de linguagem escrita e falada) de eventos da natureza presentes
na Creche Carochinha e no Campus da USP-RP, que buscam aprofundar conhecimentos
de biologia e ecologia das plantas, animais e outros aspectos do ambiente,
observados e registrados pelas crianças. Há ainda atividades
de formação continuada e de aperfeiçoamento dos
educadores da creche, através de oficinas e reuniões pedagógicas,
para que estes fiquem atentas e conheçam os vários elementos
naturais do campus e possam orientar as crianças em suas atividades
de observação, registro e estudos. Este projeto possui
bolsistas (Programa Bolsa-Trabalho da COSEAS/USP) que organizam encontros
educativos, oficinas e estudos do meio com os educadores, bem como,
atividades pedagógicas e lúdicas com as crianças.
Realizam ainda registro dos principais eventos naturais encontrados
no campus visando a construção do calendário biológico
e preparam materiais pedagógicos para utilização
em atividades com educadores e crianças. |
Bolsista |