Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP


A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) foi criada em 1959 mas suas atividades acadêmicas somente foram efetivamente iniciadas em 1964 com os cursos de Biologia, Física, Psicologia e Química, com a colaboração da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, que cedeu não somente as salas para o funcionamento dos cursos, mas, principalmente, os docentes que ministraram aulas em alguns desses cursos.

A preparação dos alunos para realizar pesquisas científicas foi uma característica marcante da FFCLRP. Até 1971, todos os cursos exigiam de seus alunos uma pesquisa orientada por um de seus docentes, que era apresentada sob a forma de Monografia de Conclusão de Curso, tendo sido concluídas mais de 500 monografias. Apesar da Monografia ter sido extinta da Estrutura Curricular, a partir de 1972, os Departamentos de Biologia e de Psicologia e Educação ainda a mantêm como requisito para a conclusão dos cursos. No Departamento de Química, ela foi substituída por um estágio obrigatório, com a duração de 240 horas, que pode ser realizado no próprio Departamento, em outras Unidades ou junto às indústrias.

Em 1974, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto foi incorporada à Universidade de São Paulo e integrada ao Campus da USP de Ribeirão Preto. Até último levantamento, realizado no início de janeiro de 2004, 5086 profissionais já haviam sido formados pela FFCLRP-USP, sendo assim distribuídos:

FFCLRP - Biologia e Psicologia

Atualmente, a FFCLRP-USP está estruturada em quatro Departamentos: o de Biologia; o de Física e Matemática; o de Psicologia e Educação e o de Química. Estes Departamentos formam Licenciados e Bacharéis em Biologia, Psicologia e Química, bem como Bacharéis Ciências da Informação e da Documentação, em Física Médica, em Informática Biomédica, em Matemática Aplicada a Negócios e em Química com Atribuições Tecnológicas, Psicólogos e Pedagogos. A FFCLRP-USP conta com cerca de 1221 alunos de graduação, distribuídos da seguinte forma:

FFCLRP - Exatas

Conta ainda com 134 docentes e 176 funcionários, com diferentes níveis de formação.

A FFCLRP-USP ocupa uma área construída de aproximadamente 21.208 , e estende os seus serviços à comunidade através de vários centros ligados aos diferentes Departamentos, tais como o Centro Brasileiro de Investigações sobre o Desenvolvimento e Educação Infantil (CINDEDI); o Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), o Centro de Instrumentação, Dosimetria e Radioproteção (CIDRA), o Centro de Psicologia Aplicada (CPA) ,o L@ife - Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador e a Rede SACI - COM.VIVER - Centro de Informação e Convivência.