Programação
Em comparação aos Encontros anteriores, a programação do V EPPEQ foi estendida para três dias no intuito de viabilizar a inclusão do Workshop Pesquisa em ensino e políticas públicas: fomento e orientações curriculares no primeiro dia do evento, 09 de setembro de 2009.
Nos dias 10 e 11 de setembro estão planejadas as seguintes modalidades de apresentação: i) uma Conferência de abertura; ii) três mesas-redondas; iii) dez sessões de apresentações orais (grupos de trabalho temáticos); iv) duas sessões de painéis e v) uma assembléia (para avaliação do encontro, definição do local e comitê organizador do VI EPPEQ, discussão de problemas temáticos de interesse da comunidade, entre outros).
Os temas das conferências e mesas-redondas foram definidos de forma a contribuir para o aprofundamento das discussões em relação ao eixo articulador do V EPPEQ, A pesquisa na formação do professor. Os conferencistas, assim como os debatedores, foram escolhidos a partir da sua afinidade com esses temas, bem como por seu curriculum vitae e representação de diferentes escolas de pensamento.
As apresentações orais nos grupos de trabalho temáticos serão escolhidas através da seleção dos trabalhos completos submetidos. Os selecionados para estas apresentações ainda não foram definidos, uma vez que as inscrições de trabalhos para o V EPPEQ serão encerradas no dia 06 de julho. Assim que as inscrições forem encerradas, os trabalhos completos submetidos serão julgados por uma comissão de especialistas da área para apresentação oral em cada uma das áreas temáticas.
A descrição detalhada da programação do V EPPEQ encontra-se a seguir:
09/09/2009: Workshop Pesquisa em ensino e políticas públicas: fomento e orientações curriculares
9h-12h |
Mesa-redonda – Políticas públicas de fomento à pesquisa em ensino |
12h-14h |
Almoço |
14h-17h |
Mesa-redonda - Eixos articuladores no ensino da química em diferentes propostas curriculares para o Ensino Médio |
10/09/2009
8h-9h |
Recepção e entrega de materiais |
9h-9h30 |
Cerimônia de abertura |
9h30-10h |
Café |
10h-12h |
Conferência de abertura - Políticas curriculares para o ensino médio de química numa perspectiva histórica |
12h-14h |
Almoço |
14h-15h30 |
Mesa-redonda 1 - A pesquisa na formação inicial do professor |
15h30-16h |
Café |
16h-17h
16h- 17h
|
Grupos de trabalho temáticos História e Filosofia da Ciência no Ensino Educação especial e inclusiva e o Ensino de Química |
17h-18h30
17h-18h30
17h-18h30 |
Sessão de painéis 1 |
19h |
Atividades Culturais |
21h |
Jantar por adesão |
11/09/2009
9h-10h30 |
Mesa-redonda 2 - Contribuições dos Centros e Museus de Ciências para a formação do professor |
10h30-11h |
Café |
11h-12h |
Mesa-redonda 3 - A pesquisa na formação continuada do professor de química |
12h-14h |
Almoço |
14h-16h
14h-16h
14h-16h
14h-16h |
Grupos de trabalho temáticos Linguagem e cognição
Estudo dos modelos mentais dinâmicos de alunos de Ensino Médio sobre o preparo de solução saturada de NaCl. Gibin, G. B.; Ferreira, L. H. Materiais didáticos Experimentação no Ensino das Ciências |
16h-16h30 |
Café |
16h30-18h
16h30-18h
16h30-18h
16h30-18h |
Sessão de painéis 2 |
18h |
Assembléia de encerramento |