Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

PETER HILL

Peter Hill foi aluno na classe de piano de Cyril Smith no Royal College of Music, e de Nádia Boulanger, que o descreveu como “um artista nato, um  talento natural.” Formou-se pelo Royal College of Music com o prêmio máximo dessa instituição (senior recital prize), e com o prêmio de performance em Darmstadt por suas interpretações de Cage e Stockhausen. Suas gravações de música do século XX e música contemporânea receberam aclamação máxima por parte da crítica. Na preparação da obra completa para piano de Messiaen, Peter Hill trabalhou com o próprio compositor, em Paris: o ciclo de gravações foi descrito como “um dos projetos de gravação de peças para piano solo mais impressionantes dos últimos anos” (The New York Times); esse projeto também contou com o endosso de Messiaen – “linda técnica, um verdadeiro poeta: sou um admirador apaixonado pelo pianismo de Peter Hill.”  A crítica especializada referiu-se ao ciclo de gravações como “um clássico de dedicada virtuosidade” (The Times); “incrível: os pontos fortes de Hill são um total e perfeito controle do ritmo... em suas mãos sinto que entendo o compositor da forma mais pura e intensa”(Fanfare, EUA); “notável pela sua precisão, senso de atmosfera e absoluto dinamismo... uma das interpretações de Messiaen mais excepcionais já registradas em disco” (Sunday Telegraph). O ciclo das obras de Messiaen foi lançado por Regis and by Brilliant Classics.

A gravação de Peter Hill da obra de Messiaen Catalogue d’oiseaux é uma das três gravações de música clássica listadas no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer. As outras duas são os Op.11 e 25 de Schoenberg, parte de um CD com a obra completa para piano de Berg, Schoenberg e Webern que foram ‘gravação do ano’ no periódico inglês Sunday Times e ‘escolha do editor’ pela revista de música clássica Gramophone.

Dentre outros de seus CDs há gravações com o pianista Benjamin Frith (que tem um duo com Peter Hill) de obras como Visions de l'Amen de Messiaen e dois CDs com a obra de Stravinsky, que incluem os arranjos do compositor de A Sagração da Primavera e os três Movimentos de Petrushka.

A recente gravação do Cravo bem Temperado de Bach (selo Delphian) é a primeira de uma série de gravações da obra de Bach lançadas pela Delphian, que recebeu críticas excepcionais e cujo segundo volume (livro II da obra de Bach) foi escolhido como CD da semana pela BBC Radio 3.

Suas publicações em livro incluem The Messiaen Companion (Fabers), e Stravinsky: A Sagração da Primavera (CUP). Sua pesquisa sobre Messiaen originou uma biografia do compositor publicada pela Yale University Press em 2005, e reimpressa em alemão (Schott) e grancês (Fayard). A publicação Olivier Messiaen: Oiseaux exotiques (Ashgate) foi publicada em 2007. A pesquisa de Peter Hill sobre Messiaen continua no livro sobre o Catalogue d’oiseaux (em coautoria com  Roderick Chadwick).

Muito requisitado para ministras palestras e masterclasses, suas atividades recentes se deram na Australian National Academy of Music, no Brisbane Conservatorium, na University of Western Australia, na University of Chicago, na Boston University, na New York University,  na Juilliard School of Music, no Carnegie Hall, na Library of Congress, na McGill University, na Uppsala University, no Swedish Collegium for Advanced Study, na Norwegian Academy of Music e no Festival de Lucerne, assim como em quase todas as mais importantes universidades e no conservatório do Reino Unido.

Em 2008 Peter Hill foi agraciado com o prêmio anual de bolsa para pesquisa musicológica  concedido pela Académie des Beaux-Arts em Paris. É professor hemérito na Sheffield University e membro do corpo docente do Royal Northern College of Music.

Voltar

V Encontro Internacional Online de Piano Contemporâneo 2020 - 12 a 14 de novembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP
Rua Profa. Maria MC Telles, s / n - USP Campus - Monte Alegre - CEP 14040-900 Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica