Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

MARILYN NONKEN

Logo após seu début como recitalista em 1993, Marilyn Nonken foi proclamada “defensora da música contemporânea” (New York Times). Desde então, é reconhecida como uma das “grandes intérpretes da nova música” (American Record Guide).  A conceituada revista Fanfare escreveu: “Seus planos sonoros são requintados, sua pedalização é um modelo a ser seguido, e, quando necessário, sua virtuosidade é igualada apenas a seu insight e paixão da qual cada peça é imbuída”(2015).

Desde 2006, é diretora do Programa de Piano da  Steinhardt School da New York University,  onde ocupa o cargo de Professora Associada.

Tem se apresentado em importantes salas de concerto e instituições como o Carnegie Hall, Lincoln Center, Miller Theatre, Guggenheim Museum, Neue Galerie, Poisson Rouge, e Roulette (New York), IRCAM, Reid Hall, e o Théâtre Bouffe du Nord (Paris), ABC (Melbourne), Logos (Ghent), Instituto Chileno-Norteamericano (Santiago), Chicago Cultural Center and Symphony Center, Barnes Foundation (Philadelphia), Phillips Collection (Washington DC), Menil Collection e Rothko Chapel (Houston), além de Conservatórios e Universidades pelo mundo.

Sua participação em Festivais incluem Résonances e o Festival d'Automne (Paris), Musica Nova (Helsinki), Aspects des Musiques d'Aujourd-hui (Caën), Rencontres Musicales de Jaugette, ATEMPO (Caracas), New Music Days (Ostrava), Musikhøst (Odense), When Morty Met John, Making Music, Works and Process, e  Composers Now (New York), American Sublime (Philadelphia), The Festival of New American Music (Sacramento),  Music on the Edge (Pittsburgh), Puerto Piano (San Juan), Piano Festival Northwest (Portland), NUNC! (Chicago), Unruly Music (Milwaukee), e o William Kapell International Piano Festival and Competition. Compositores que dedicaram obras a Marilyn Nonken incluem Michael Byron, Richard Carrick, Victoria Cheah, Jason Eckardt, Michael Finnissy, Michael Kuehn, Liza Lim, Tristan Murail, Arlene Sierra, Christopher Trapani, e Nina C.Young.

Aluna de David Burge na Eastman School, Marilyn Nonken recebeu o Ph.D. em musicologia pela Columbia University. Sua monografia The Spectral Piano (Cambridge University Press, 2015) foi aclamada como um “estupendo sucesso... poucos livros podem se vangloriar de seu autor; é gratificante encontrar uma autora que além de uma concertista internacional, engaja-se em um discurso cativante sobre o seu repertório principal” (Bob Gilmore, Tempo). Identity and Diversity in New Music: The New Complexities ​(Routledge) foi publicado em julho de 2019. Escreveu capítulos para as seguintes publicações: Perspectives on the Performance of French Piano MusicMessiaen Perspectives, e ainda no prelo, Messiaen in Context  e  Oxford Handbook of Spectral Music; atuou como editora convidada na Contemporary Music Review; e contribuiu com artigos para numerosas revistas.

Artista da Steinway Marilyn Nonken fez gravações para New World, Mode, Lovely Music, Albany, Metier, Divine Art, Hanging Bell, Harrison House, Innova, CRI, BMOP Sound, New Focus, Kairos, Tzadik, e Bridge.  Lançamentos futuros incluem as obras completas para piano e violoncelo de Morton Feldman com Stephen Marotto (Mode) e música para piano solo de Richard Carrick (New Focus) e Nina C. Young (Innova).

Voltar

V Encontro Internacional Online de Piano Contemporâneo 2020 - 12 a 14 de novembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP
Rua Profa. Maria MC Telles, s / n - USP Campus - Monte Alegre - CEP 14040-900 Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica