Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Constança Almeida Prado e Helenice Audi

Constança Almeida Prado Moreno

Violinista

Premiada com a Bolsa de Estudos da CAPES/Brasília, programa Apartes, concluiu em 2001 o Mestrado em Violino-Performance na Manhattan School of Music – New York, com a orientação do Professor Isaac Malkin, música de câmara com Isidor Cohen e Sylvia Rosenberg, interpretação com Kenneth Cooper. Em 1996, realizou Master Classes com o violinista Eric Friedman, no Festival Eleazar de Carvalho. Com a orientação de Cecília Guida, Ayrton Pinto e Evgenia Popova realizou o Bacharelado em Violino na Faculdade Santa Marcelina em 1998, onde orientada por Paulo Castagna e Álvaro Carlini, desenvolveu o trabalho “31 Compositores Paulistas – Panorama da Obra violinística”.

Nascida em São Paulo em 1978, iniciou os estudos de violino aos seis anos com Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda. Estudou teoria musical, percepção e análise com Osvaldo Lacerda e Dante Cavalheiro. Recebeu os Prêmios: 1o lugar no Concurso Nacional de Violino de Piracicaba, Prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira e 2o lugar no Concurso IBEU Nacional de Violino, Indicação ao Prêmio Carlos Gomes 2001. Como solista de orquestra, realizou estréia aos 10 anos. Realizou estréia mundial das seguintes obras: dos compositores norte-americanos Peter Andreacchi, Hayg Boyadjian ao lado de Beatriz Balzi, do compositor russo Vladimir Beluntsov, e compositores brasileiros como Sergio Kafeijian, a obra Constantia para violino e piano, de Mario Ficarelli, as obras para violino e orquestra: Fantasia e Cartas Celestes n.8, de seu pai, Almeida Prado, e gravações das mesmas com OSB (ao Papa João Paulo II), Orquestra do Teatro Nacional e “Sudwestfalen Landesorchester NRW”, participando também em recitais dedicados a obras de Silvia de Lucca, Villani-Côrtes, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda.

Atuou como solista na Alemanha e Brasil, junto aos Maestros Carlos Moreno, Roberto Tibiriçá, Benito Juarez, Ricardo Rocha, Ligia Amadio, Lutero Rodrigues, Claudia Ferez, Henrique Muller, Guga Petri, Cláudio Cruz, Graham Griffits, Emiliano Patarra, Aylton Escobar, Reinaldo Calegari, Silvio Barbato, Kenneth Cooper, Rafael Garcia, com as orquestras: Osusp, OSB, Sinfonica de Campinas, Sinfônica de Santos, Sinfônica de Sergipe, assim como recitais no Brasil e em Nova Iorque, junto aos pianistas Helenice Audi, Achille Picchi, Sarah Higino, André Rangel, Eun Young Lee, Marcos Aragoni, Ingrid Barancoski. De 2001 a 2006, assumiu a classe de violino de Evgenia Popova na ECA/USP, tendo sido nomeada professora assistente após Concurso Público. Entre diversos Festivais, participou em 2003 e 2004, como Violinista e Professora do Festival Eleazar de Carvalho, em Fortaleza, e, a convite do Maestro Kirk Trevor , do Festival de Verão da “Missouri Symphony Orchestra”, por dois meses em 2005, e em 2008 para República Tcheca, dando continuidade ao seu aperfeiçoamento. Em 2006, gravou o CD /Projeto Petrobrás : Música Contemporânea em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga, sob direção de Francisco Coelho, com Obras de Almeida Prado para violino e piano.

Realizou junto ao Maestro Carlos Moreno e o Algol Ensemble, a gravação da obra “Das Lied Von der Erde” de Gustav Mahler-Versão de câmara de Arnold Schoenberg, com Rodrigo Esteves e Fernando Portari, em 2008, disco indicado ao Prêmio Carlos Gomes no ano de 2009. Tem realizado inúmeros recitais e concertos com orquestra, homenageando seu pai, o compositor Almeida Prado, e após a morte física deste grande gênio, idealizou junto a Carlos Moreno, a criação do Almeida Prado Ensemble, que teve sua premiere em 17 de abril de 2011. Foi convidada a atuar como spalla da Cia Bachiana Brasileira sob direção do Maestro Ricardo Rocha na Bienal de Música Contemporânea, no Rio de Janeiro em outubro de 2011, e para a realização e edição da obra de seu pai, a Missa Saint-Nicholas, editada pela ABM. Em temporada no Teatro Tuca, em São Paulo, com a obra Pedro e o Lobo de Prokofiev e Cenas Infantis de Almeida Prado-Zangheri, atuou como spalla da Orquestra Almeida Prado, junto ao Maestro Carlos Moreno.

Em julho de 2012, atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Santo André no Festival de Inverno de Campos do Jordão, no Auditório Cláudio Santoro, e no Theatro Municipal de Santo André nas homenagens a Almeida Prado e ao Maestro Eleazar de Carvalho. Nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2012, atuou como violinista juntamente com o pianista Marcos Aragoni no Projeto “Notas Contemporâneas” de Cleber Papa e Rosana Caramaschi, no Auditório MIS, em São Paulo, homenageando os compositores: Mario Ficarelli, Amaral Vieira, Ronaldo Miranda, Edino Krieger. Realizou em outubro de 2012 a estréia mundial da obra Chacona “Lembranças em espiral” do compositor Nelson Lin, para violino, piano e sax tenor, na Pinacoteca de Santos.

A partir de outubro de 2012, empreendeu junto a Carlos Moreno, inúmeras viagens ao Rio de Janeiro, organizando o empréstimo do acervo das mais de 700 partituras de seu pai Almeida Prado, destinadas à democratização e publicação das obras em fac símile através da ABM, Academia Brasileira de Música. Realizou a estréia mundial do Trio Moema, do compositor Julio Battesti em 2013, com a violoncelista Jin Joo e a pianista Sin Ae Lee. Com a pianista Helenice Audi, com quem compõe o Duo Almeida Prado, participou das comemorações dos 70 anos de Almeida Prado, nascido a 8 de fevereiro de 1943, em diversos recitais, concertos, como a Homenagem realizada no Festival Virtuosi Recife, tendo sido também solista da Orquestra Jovem sob regência do Maestro Rafael Garcia. Participou da homenagem ao Centenário de Guerra Peixe com a Sinfônica de Brasília em 2014, como solista sob regência de Carlos Moreno.É também violinista do Quarteto Clássimus, com o qual participou em turneé de concertos pelo Circuito SESI-SP, assim como, do Espetáculo “Caminhos do Amor” dirigido pelo Maestro Mauro Wrona e o recital de Música brasileira no Sesc Pinheiros. Em 2017 juntamente com a cantora lírica Luciana Bueno e a compositora e pianista Zélia Marão, participou da estreia do Trio Clássimus com o recital “Todo o sentimento”. Com o Duo Almeida Prado tocou na Série de Recitais da Biblioteca Mario de Andrade em São Paulo. Participou da gravação do CD A cor sonora de Almeida Prado, lançado recentemente em Porto Alegre, com a soprano Gabriela di Laccio e a pianista Helenice Audi. Este disco recebeu o patrocínio do Ministro Fernando Cacciatore de Garcia e produção de Francisco Marshall, pelo Studio Clio.

Realizou concertos e oficinas para crianças e jovens violinistas em Fortaleza, Campina Grande e junto ao projeto educacional de seu marido o Maestro Carlos Moreno, em Trancoso, Bahia.


Discografia

1996- CD Encontro / Almeida Prado e Jose Aristodemo Pinotti. Obras para violino e piano: Canción de Cuña, Benção das Alianças, com Almeida Prado ao piano. Estúdio Zabumba, São Paulo.

1997-CD Louvação ao Papa João Paulo II-Maestro Roberto Tibiriçá e OSB-Obra: Fantasia para violino e orquestra de Almeida Prado, Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro.

1998-CD Música Brasileira de Concerto-Maestro Ricardo Rocha e Sudwestfalen NDR Orchester-Obra: Fantasia para violino e orquestra de Almeida Prado. Köln e Hilchenbach, Alemanha.

2000-CD Brasil 500 anos-Maestro Sílvio Barbato e Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional-Obra: Cartas Celestes n.8 “Ore-Jacy-Tata” para violino e orquestra de Almeida Prado. Teatro Nacional, Brasília.

2006-CD do Projeto “Música Contemporânea Brasileira em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo”- Obras: Sonata n.1, Sonata n.2, Sonata n.3, Sonatina, Cantiga da Amizade, Balada B,nai B,rith, Diálogo. Com Achilli Pichi e Helenice Audi ao piano, São Paulo.

2008-CD “Das Lied von der Erde-A Canção da Terra” de Gustav Mahler-versão Arnold Schoenberg-Maestro Carlos Moreno e Algol Ensemble-Solistas Rodrigo Esteves e Fernando Portari. São Paulo.

2014- CD “Ave Marias II” com Tarik Dib, piano e Anna Sahdi, Beth Fisher, vozes. Lançamento, Mosteiro de São Bento, São Paulo.

2015-CD “A cor sonora de Almeida Prado” com Helenice Audi, piano, e Gabriela di Laccio, soprano. Patrocinado por Ministro Fernando Cacciatore e produzido por Francisco Marshall, gravado e lançado em Studio Clio, Porto Alegre.

 

Helenice Audi

Pianista

Nasceu em São Paulo. Fez seus estudos de Piano com Lina Pires de Campos e Arnaldo Estrella . Matérias teóricas, Harmonia, Contraponto, Análise e História da Música com Osvaldo Lacerda e Camargo Guarnieri .Ganhou vários Concursos entre eles o 1o prêmio no Concurso Nacional de Tatuí , 1o prêmio no Concurso Jovens Solistas da OSESP e Prêmio Governador do Estado de S. Paulo. Formou- se em Piano e Virtuosidade pelo Conservatório Sta. Cecília de São Paulo. Com Maria Curcio fez Curso de Interpretação e Técnica Pianística. Formou- se em Pedagogia na Universidade Oswaldo Cruz.

Como solista apresentou- se ao lado de regentes como: Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco, Flavio Florence, Carlos Alberto Pinto Fonseca , Reinaldo Calegari entre outros. Realizou Recitais e Gravações de Música Brasileira em Helsinqui, Copenhage, Roma, Genebra, Frankfurt, Nova Iorque, e em várias capitais brasileiras. Realizou diversas estreias mundiais no Brasil e na Europa da obra pianística de Almeida Prado. Como camerista, apresentou-se junto à Evgenia Popova, Perez Dworecki, Dartiu Silveira e paralelamente tem se dedicado à atividade pedagógica.

Participou do Projeto Petrobrás/Música Contemporânea em registro na Discoteca Oneyda Alvarenga, sob direção de Francisco Coelho, com a gravação de Obras para Violino e Piano de Almeida Prado. Com sua filha, a violinista Constança Almeida Prado, compõe o Duo Almeida Prado, com quem tem realizado concertos assim como também projetos tendo a missão principal da divulgação da obra deste grande gênio.


“Límpida sonoridade , nítidos contornos da linha melódica , tudo devido ao bom preparo dos dedos e excelente emprego dos pedais “.(Caldeira Filho – O Estado de São Paulo )


“Alma e corpo , cérebro e dedos , sensibilidade , compenetração de estilo , estesia ... pode haver algo melhor , mais completo , acabado ?...”.(José da Veiga Oliveira – Diário Popular)


“Pianista que pertence ao que de melhor o Brasil possui neste difícil exercício interpretativo .” ( José da Veiga Oliveira – Diário Popular )


“Helenice Audi demonstrou uma musicalidade , uma segurança técnica , uma inteligência sintática na apresentação dos fraseados , dignas de todo o destaque “. ( José Alexandre dos Santos Ribeiro – Correio Popular )


“Execução perfeita no estilo e musicalidade”. ( José da Veiga Oliveira – Diário Popular)

Voltar

V Encontro Internacional Online de Piano Contemporâneo 2020 - 12 a 14 de novembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP
Rua Profa. Maria MC Telles, s / n - USP Campus - Monte Alegre - CEP 14040-900 Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica