Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Clélia Iruzun

Com sua combinação única de um colorido espírito brasileiro e profunda musicalidade, a pianista Clélia Iruzun firmou-se como uma das artistas mais empolgantes que chegaram ao cenário internacional nos últimos anos.

Clélia inicialmente estudou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seguidamente na Royal Academy of Music em Londres onde se formou com o Recital Diploma. Ganhou também vários prêmios notáveis em competições internacionais. Posteriormente trabalhou com vários eminentes virtuoses, incluindo Nelson Freire, Jacques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong, e mais particularmente com a altamente distinta pianista e pedagoga brasileira Mercês de Silva Telles em Paris. Notáveis compositores brasileiros, incluindoFrancisco Mignone, Arnaldo Rebello e Marlos Nobre, dedicaram obras a Clélia, incluindo – mais recentemente – Beetholven Cunha e Alexandre Rachid.

Como solista Clélia Iruzun vem atuando internacionalmente, tendo se apresentado em toda a Europa, Américas e Ásia, incluindo concertos no Grand Theatre em Xangai (onde o seu recital foi eleito “um dos dez melhores concertos do ano”), o Forbidden City Concert Hall em Pequim, Konserthusets em Gotemburgo e Estocolmo, Poznan Philharmonie e Queen Elizabeth Hall, Purcell Room e Wigmore Hall em Londres. Clélia também realiza turnês anuais no Brasil, tocando nas principais salas, festivais e séries de seu país natal. Frequentemente aparece em transmissões de rádio e televisão em muitos países, includindo a BBC Radio 3 na Inglaterra.
Clélia estreou obras de importantes compositores brasileiros comoFrancisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Henrique Oswald, Marlos Nobre, João Guilherme Ripper, Radamés Gnattali em muitos países em vários continentes e também fez estréias sul americana de importantes obras de compositores ingleses, como Arnold Bax e York Bowen.

Sua admirada discografia abrange uma variedade de repertório, de compositores latino-americanos aos Concertos de Mendelssohn e o Concertino para Piano e Orquestra de Elizabeth Maconchy com a BBC Scottish Symphony Orchestra. Outros CDs incluem a Música de Piano de Marlos Nobre no selo Lorelt, para quem ela também gravou um disco da música de piano de Ernesto Nazareth – “Portrait of Rio”. Gravações recentes de Clélia no selo internacional SOMM incluem dois aclamados volumes da música de piano de Federico Mompou. Seu CD mais recente para essa gravadora foi com os Concertos para Piano e Orquestra de Francisco Mignone e Isaac Albéniz com a Royal Philharmonic Orchestraregida por Jac van Steen – disco nomeado para o International Classical Music Awards e saudado pela International Piano: “Clélia se destaca, tocando com soberba maestria e empatia ; é difícil imaginar esses concertos tocados com com maior perfeição e delicadeza.”

Voltar

V Encontro Internacional Online de Piano Contemporâneo 2020 - 12 a 14 de novembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP
Rua Profa. Maria MC Telles, s / n - USP Campus - Monte Alegre - CEP 14040-900 Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica