Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Alexandre Dias

Alexandre Dias, pianista, pesquisador e professor de piano, nasceu em Brasília em 1984, e, iniciou seus estudos de piano aos 10 anos. De 1999 a 2004 teve aulas particulares com Elza Gushikem, e, de 2004 a 2008, com Neusa França. Em paralelo a suas atividades musicais, formou-se em Ciências Biológicas na Universidade de Brasília (Bacharel em 2005 e Licenciatura em 2006), defendeu sua dissertação de mestrado em 2009, e sua tese de doutorado em 2013, ambas pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia, da Universidade de Brasília. Desde 1998, desenvolve intensa pesquisa sobre a música brasileira, com especial enfoque no universo do piano brasileiro. Participou da coordenação de sites como Acervo Digital Chiquinha Gonzaga (sob patrocínio do edital Natura Musica) e Ernesto Nazareth 150 Anos (a convite do Instituto Moreira Salles). Também criou sites dedicados a Marcello Tupynambá, Eduardo Souto, Zequinha de Abreu e Henrique Alves de Mesquita. Em 2008, realizou a primeira revisão completa da obra de Ernesto Nazareth, um de seus temas de pesquisa mais antigos. Em 2015, criou o Instituto Piano Brasileiro – IPB, cujo objetivo é resgatar e divulgar as ricas tradições pianísticas brasileiras, em suas diversas vertentes.

O IPB existe através de diferentes canais, incluindo o site institutopianobrasileiro.com.br, que contém diversas bases de dados para pesquisa, o podcast Conversa de pianista, perfis nas redes sociais, e um canal no youtube, que disponibiliza uma grande quantidade de conteúdos raros e obras em primeira gravação mundial. Uma das principais frentes de atuação do instituto é a digitalização de acervos musicais, tendo já digitalizado mais de 50 acervos - de personalidades como Aloysio de Alencar Pinto, Guiomar Novaes, Lucia Branco, Souza Lima, Neusa França, Belkiss Carneiro de Mendonça e Claudio Santoro - resultando em mais de 200.000 páginas de documentos que incluem partituras, programas de concerto, fotos, catálogos, cartas, etc. Também já foram digitalizadas inúmeras gravações nos mais diversos suportes.

Suas pesquisas em acervos de partituras resultaram no descobrimento de várias obras desparecidas, de autores como Ernesto Nazareth, José Siqueira, Fructuoso Vianna, Pixinguinha, Henrique Alves de Mesquita, João Pernambuco, dentre outros. Como pianista, realizou diversos recitais dedicados ao repertório brasileiro, incluindo mais de 20 encomendas a compositores contemporâneos como Edino Krieger, Jorge Antunes, Villani-Côrtes, Ricardo Tacuchian, Ronaldo Miranda, André Mehmari, e Amaral Vieira. Seu trabalho através do IPB já foi reconhecido pelo Prêmio APCA 2017 e pelo Grande Prêmio Concerto 2019. Atua frequentemente como consultor de projetos e de pesquisas acadêmicas, auxiliando no avanço do conhecimento do repertório brasileiro.

Voltar

V Encontro Internacional Online de Piano Contemporâneo 2020 - 12 a 14 de novembro de 2020 - Departamento de Música FFCLRP-USP
Rua Profa. Maria MC Telles, s / n - USP Campus - Monte Alegre - CEP 14040-900 Ribeirão Preto - BRASIL

www.ffclrp.usp.br/musica