LABORATÓRIO DE PALEONTOLOGIA
                       Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto
English version

Serra das Inhumas, Campina Verde-MG

barra

ENSINO

O Laboratório de Paleontologia é responsável por oito disciplinas ministradas na FFCLRP-USP; cinco para o Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biologicas ("Geologia Geral", "Paleontologia Geral", "Paleobiologia", "Geologia Histórica" e "Tetrápodos Basais") e três no Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada ("Paleontologia sistemática e macroevolução de tetrápodos", "Osteologia Comparativa de Tetrápodos" e "Ferramentas de Análise em Biologia Comparada"). Adicionalmente, membros da equipe colaboram para as disciplinas de graduação "Biologia de Campo" e "Seminários Integrados em Biologia I", bem como para "Fundamentos de Biologia Comparada", ofertada aos alunos de doutoramento do Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada.

Trabalhos de campo didáticos: Das disciplinas com ligação direta ao Laboratório de Paleontologia, três incluem atividades práticas de campo. Como parte da disciplina "Geologia" é geralmente realizado uma excursão de dois dias para as regiões de Itu, Rio Claro e Araraquara, em São Paulo, a fim de visitar afloramentos clássicos da sequencia Permo-Carbonífera e Juro-Cretácica da Bacia do Paraná. Como componente curricular da disciplina "Paleontologia" é desenvolvido um trabalho de campo de três dias para a região de Jaguariaíva e Ponta Grossa, no Paraná, a fim de coletar fósseis e conhecer afloramentos clássicos da sequencia Devoniana e Carbonífera da Bacia do Paraná, incluindo visitas aos parques estaduais de Vila Velha e Guartelá. Como parte da disciplina de pós-graduação "Paleontologia sistemática e macroevolução de tetrápodos" é desenvolvido um trabalho de campo de cinco dias para a região da Serra do Cadeado, no Paraná, onde são coletados fósseis permianos da Formação Rio do Rasto.


EXTENSÃO/EDUCAÇÃO CONTINUADA

Paralelamente, as instituições acadêmicas, além da sua função de preservar, pesquisar e formar especialistas, também devem difundir o conhecimento científico através da conscientização da preservação do patrimônio ambiental. Assim, uma instituição acadêmica, no caso a FFCLRP/USP, deve ser um espaço de ligação entre a ciência e a sociedade. Para responder às solicitações das escolas públicas e privadas e da comunidade em geral, foi proposto pelo Laboratório de Paleontologia da FFCLRP/USP, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Annie Schmaltz Hsiou, em parceria com o Laboratório de Biologia Evolutiva do Departamento de Biologia da FCAV-UNESP, o projeto "Oficina de Paleontologia: os fósseis dentro da sala de aula". Este projeto dar-se-á em forma de uma oficina, especialmente direcionada aos professores do Ensino Fundamental e Médio de Ciências, Biologia, História e Geografia, que serão os multiplicadores do conhecimento paleontológico e patrimonial dentro da sala de aula. Espera-se que a "Oficina de Paleontologia: os fósseis dentro da sala de aula" além de promover um maior entendimento sobre a evolução dos seres vivos através do tempo, possa auxiliar na elucidação de questionamentos rotineiros sofridos por professores e alunos no que tange a Paleontologia. Além disso, a conscientização através da educação ambiental, acerca da preservação dos fósseis é de extrema importância, pois a preservação dos fósseis não está somente vinculada aos estudos científicos-acadêmicos e exposições em museus, mas também ligada a programas de conscientização junto à sociedade, que visam à divulgação da importância e meios de proteção dos mesmos, como se propõe a oficina.

Para conhecer a oficina clique aqui.


© 2007 - Todos os direitos reservados - Laboratório de Paleontologia -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto,
Universidade de São Paulo

Equipe Pesquisa Publicações Galeria Ensino Viagens de Campo Fósseis Estudados Eventos & Links