Index head
Side nav buttonsÍndiceContatoEquipePesquisaMultimidiaQuem somos
Graphic

O que é o Observatório?

Apresentamos a pesquisa ‘social representations of violence in Brazilian public schools’, no Second International Conference on Violence in School: Research, Best Practices and Teacher Training, promovido pela UNESCO, em Quebec, Canadá, em maio de 2003, quando travamos contacto com o Observatório Europeu de Violência nas Escolas, coordenado por Eric Debarbieux e Catherine Blaya, da Universidade de Bordeaux.

Começamos a compreender a idéia de um observatório, como um conjunto de pesquisadores investigando um mesmo fenômeno, violência nas escolas, em diferentes contextos sócio-culturais. Em 2004, integramos o Observatório Ibero-americano de violência nas escolas, coordenado por Mirian Abramovay, da PUC de Brasília e fomos instados a organizar o núcleo do Observatório em Ribeirão Preto.

No exercício de 2005, conseguimos aprovação junto a FAPESP, do projeto “Observatório de Violência e Práticas Exemplares: vínculos e estratégias”, quando aumentamos o número de professores pesquisadores para um grupo de 30, que supervisionados por uma equipe de 5 professores doutores e oito alunos do curso de Pós-graduação em Psicologia, da FFCLRP, desenvolvem pesquisas e procuram a redução dos níveis de violência e agressividade, tentando melhorar a qualidade do ensino público.

Atualmente, estamos enfronhados no desenvolvimento das pesquisas, segundo o método de análise das representações sociais (Moscovici, Jodelet, Farr), pois se entende que as representações de escola, em sua função social e os vários sentidos do ato de ensinar e aprender são fundamentais para a compreensão da crise atual!

Apoio Programa Escolas Públicas

:: desenvolvido por Juliana Ferreira da Silva ::