Centro de Memórias das Artes

O NAP-CIPEM se articula com o CENTRO DE MEMÓRIA DAS ARTES, cujo projeto foi aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, em 2012, com o depósito e a manutenção de acervos e coleções já adquiridos, contendo fontes primárias musicais de repertórios brasileiros dos séculos XIX e XX, e outros a adquirir, além de documentos iconográficos e demais referências históricas e epistolares.

Até aqui, tão somente o Acervo Antonio Passarelli de Birigui já foi integralmente digitalizado, disponibilizado na página do NAP-CIPEM (https://bit.ly/3qrjwmf). Nesses primeiros anos, pudemos viabilizar os passos iniciais de infraestrutura para seu pleno funcionamento. As fontes primárias e muitas vezes únicas do Centro de Memória das Artes estão agrupadas de acordo com sua origem, evidenciando já o perfil de cada acervo ou coleção, depositados de modo íntegro, com nome de origem preservado, enquanto fundos diferenciados, pois não misturamos documentos de procedências diversas:

- Acervo Gilberto Mendes (manuscritos musicais autógrafos, com grande número de grades ou partituras, impressos e fotocópias musicais, correspondência passiva, documentação do Festival Música Nova, programas de concertos e notícias de jornais);

- Acervo Edmundo Russomanno (muitos manuscritos autógrafos e poucos impressos musicais, grades e partes, programas de concerto, fotos);

- Acervo Belmácio Pousa Godinho (manuscritos autógrafos e impressos musicais, em geral repertório para piano, notícias de jornais, fotos);

- Coleção Edmar Ferretti (conjunto de partituras, em sua maior parte para canto e piano, com alguns autógrafos dos compositores que atuaram em conjunto, tais como Camargo Guarnieri, entre outros);

- Coleção Gaetano Baccega (cópias manuscritas de diversos autores para banda e orquestra, em geral partes cavadas);

- Coleção Antonio Passarelli de Birigui, LINK: https://bit.ly/3qrjwmf (autógrafos e em sua maior parte manuscritos de cópia de repertório para banda, grades e partes cavadas, num total de 731 obras, já digitalizadas);

- Coleção Banda Gomes & Puccini de Jaboticabal (milhares de manuscritos de grades e partes musicais de repertório para banda, também impressos em menor quantidade);

- Coleção Banda Pietro Mascagni de Jaboticabal (milhares de manuscritos de grades e partes musicais de repertório para banda, também impressos em menor quantidade).